Waltel Branco - Paranaguá

T7pCJYyAE9c

As imagens do vídeo desse post são do show "O Violão Plural de Waltel Franco", disco lançado no último domingo no Canal da Música. Antes de tocar "Paranaguá", composição de Waltel Branco em homenagem a sua terra natal, o maestro soprou as velinhas de seus 82 anos, comemorados hoje, o dia do músico.

A coincidência já era sabida. Há exatamente um ano escrevi um texto que partia desse mote. Pensei em não repetir, mas diante do show do último domingo, repensei e fui conferir. Não teve jeito: dia 22 de novembro é dia de Waltel Branco.

82 anos, 40 deles trabalhando com João Gilberto, outros tantos na produção musical da Rede Globo e tantos outros em Hollywood com o também maestro Henry Mancini  com o qual criou o tema da Pantera-Cor-de-Rosa. Essas três referências servem apenas para situar o leitor. Quem quer mesmo conhecer o maestro deve atravessar  essas informações, que são de pobreza incontestável diante da obra de Waltel Branco.

Para quem não foi no show, posso dizer que o mais impressionante é ver e ouvir um músico aos 82 anos lançando disco e tocando no lançamento. Pode-se pensar: ele não precisava se submeter... Engano. A música do vídeo ele fez questão de tocar, e parecia bem contente por isso.

E se ter um dia serve para alguma coisa, talvez seja para refletir. Hoje li muitos músicos dizendo sobre a dura jornada, sobre a atual situação em que a música se encontra, até a notícia - triste - sobre o fim da 91 Rádio Rock. Apesar das reclamações e ressentimentos, acredito que o amor destes pelo som é maior que tudo. Sobre esse amor continuei pensando em Waltel Branco, que não só escolheu nascer no dia de sua paixão como transformou sua existência nela. Admirável Waltel Branco.   
   

  

 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 629 Largo da Ordem
Curitiba , PR

Teatro Lala Schneider

O Teatro Lala Schneider  é conhecido por seus espetáculos sempre lotados e também pelo curso de artes cênicas, que já revelou grandes nomes da cena nacional. O local é de iniciativa privada e foi fundado em 1994 pelo...
(41) 3232-4499
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5225