The White Stripes - Jolene

H4rYaLBUpLA

 

Jolene é uma música homônima do primeiro álbum solo de uma das mais respeitadas vozes da música country, Dolly Parton. O tema ficou bastante conhecido nos Estados Unidos, onde ocupa o número 217 do ranking da revista Rolling Stone para as 500 Maiores Canções de Todos os Tempos. Segundo a cantora, a música, que é uma súplica à linda Jolene para não levar seu marido embora, foi inspirada em um episódio no seu casamento.

Apesar de toda dor que Dolly pode ter sentido, é de notar que ela cantando ao vivo não parece tão aflita quanto Jack White. A dupla The White Stripes apenas com a guitarra e bateria coloca as entranhas no palco e reflete o verdadeiro clima de pavor que ao meu ver a canção exige. A alternância do dedilhado da guitarra com notas mais graves, como para simular um contra-baixo, prepara a entrada da bateria. A distorção e a batida criam o clima da súplica final.

É o mesmo efeito que a dupla provoca na música Seven Nation Army, com a qual ganharam o Grammy. Posteriormente foi gravada por Kate Nash, fazendo um caminho reverso de Jolene. Uma versão mais água com açúcar, digamos. Apesar da bela voz de Kate, o piano não consegue dar conta de toda agressividade da guitarra.

The White Stripes era garantia de muito com pouco. Pena que acabou.

 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5119