Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz - O Samba Nasceu na Bahia

wPHTi3V-ht4

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz toca nesta quinta (09/06), às 21h no Teatro Hsbc. A banda é formada essencialmente por metais e percurssão, tendo como idealizador o músico Letieres Leite. Letieres começou estudando artes plásticas, mas se decidiu pela música antes de se formar. Aprendeu a tocar instrumentos de sopro de forma autodidata, começando pela flauta e passando ao saxofone. Hj além de músico é educador, fundador da AMBAH - Academia de Música da Bahia. Em 2006 lanço o projeto Rumpilezz, aclamado pela crítica musical. Abaixo duas perguntas que Letieres Leite respondeu para o CuritibaCulutra, só para instigar a curiosidade para o show de logo mais. 

CuritibaCultura: Li um pouco da tua história e vi que mudou das artes plásticas para a música... porque dessa transição?

Letieres Leite: A entrada da música em minha vida é um fato inusitado, tive alguma experiência quando segundarista, toquei numa orquestra afro-brasileira de uma escola publica em salvador. Ja quando universitário, começei atocar em mostras de som e rapidamente me profissionalizei, acho as artes plasticas assim como toda arte visual uma enorme fonte de inspiração.

CuritibaCultura: A Rumpilezz une a sofisticação harmônica do jazz com a ancestralidade rítmica da percurssão bahiana. Como as duas formas dialogam? Como é o Universo Percussivo Baiano?

Letieres: Esta denominação Universo Percussivo Baiano, compreende a música sacra do camdomble nas suas 3 nações: Keto, Jejê, e angola,e os toques resultantes que se formataram na rua mas tem sua origem nos terreiros, como olodum, ile ayê, muzenza entre outros. No caso da rumpilezz desenvolvi uma técnica talvez até pessoal de composição neste estilo. Primeiro tive que desconstruir os toques dos canomblé, anotando as variaçãoes de cada atabaque e usando depois este material para composição, mantendo sempre uma fidelidade aos ritimos elegidos.

 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5119