Julho - João Krefer

F1Ze9TKu_O4

No dia 4 de agosto de 2010 Curitiba registrava seu dia mais frio em 12 anos. O filme abaixo traz um retrato dessa Curitiba fria e chuvosa do mês de julho. A cenas foram feitas pelo curitibano João Krefer, um retrato poético para um dos assuntos que mais atrae quem vive na capital.

Amanhã, domingo, o curta será exibido no programa Curta TV, da TV Brasil, às 22h30. O programa  vai falar sobre o cinema feito por celular. Pois é, pasme, o filme foi realizado em um celular. Clicando aqui é possível ver uma entrevista com o diretor para o Claro Curtas de 2011, falando sobre essa experiência. Você pensa que câmera de celular só serve para registrar suas imagens cotidianas, pense que é possível fazer cinema de qualidade com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, mesmo que seja a do celular. O curta "Julho" ganhou recentemente o Vivo Artemov Brasil e ficou em segundo lugar no Honk Kong International Mobile Films Awards.

Já tive a oportunidade de ver alguns vídeos de João Krefer, lançados na Cinemateca, na internet (como os que estão no site Porta Curtas) e também na exposição “Translúcido - Imagens e Movimentos”, que esteve até domingo passado em cartaz no Museu Orcar Niemeyer. Posso dizer que uma característica, que também apresenta o "Julho", é do experimentalismo. Em alguns momentos fica difícil achar o limite entre cinema e vídeo-arte, se é que essa divisão realmente importa.

Nos filmes de Krefer não pense em ver o cinema convencional acontecendo. Aliás, acredito que essa é uma marca do cinema local, na maioria das produções. Sem passar pela pressão das bilheterias que os filmes com patrocínios milionários recebem, na grande maioria produzidos no eixo Rio-São Paulo, e distante da referência destes filmes como um ideal, os diretores curitibanos se permitem mais. Vantagem para quem prestigia o cinema local, que preza pela qualidade sem deixar a novidade. 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Benjamin Constant, 400 Centro
Curitiba , PR

Café Parangolé

Estamos abertos todos os dias! De segunda a sexta: das 11h30 as 14h30 (almoço da Conchero - Confraria dos Chefs Roqueiros) Todos os dias: das 18h00 a 01h00 (Venha jantar e de QUINTA a DOMINGO aproveite para escutar o...
(41) 3092-1171
Avaliação:
Total de votos: 3592