Publicado em
Compositor, instrumentista e artista plástico, João Francisco Paes mora em Curitiba há 5 anos. Vindo de São Paulo, o artista traz de lá sua bagagem, agora contaminada pelo clima curitibano. Chegando aqui, João se envolveu com a cena local, prova disso é o vídeo que originou esse post, produzido pelo projeto No Estúdio do Troy, parceria entre o músico curitibano Troy Rossilho, Escritório de Criação e WTF?!filmes.
O projeto consiste em produzir semanalmente um vídeo gravado no estúdio da casa de Troy Rossilho, no intento de divulgar, principalmente, os músicos locais. Cíclica, de João Paes Leme, é o segundo vídeo do projeto e foi lançado no dia 31 do mês passado. O vídeo dessa semana já está circulando pela rede, apresentando a música "Tão Brasileira" , na voz e violão de Rodrigo Augusto Ribeiro - composição do mesmo em parceria com Luiz Felipe Leprevost.
Apesar da cronologia, o critério para a escolha desse vídeo aconteceu pela oportunidade de conferir ao vivo o trabalho de João Francisco Paes nesta quinta-feira (10/11), quando o músico se apresenta no Realejo Culinária Acústica, às 20h. As entradas custam R$7.
Há outros vídeos que dão mostras do trabalho de João, inclusive um muito bem produzido pelo Rasputines Estúdio sobre a música "Molière". Em "Cíclica" é notável o trabalho metalinguístico dentro da composição, onde os poucos acordes se repetem em ritornelo contínuo. A letra não apresenta refrão e se utiliza da metáfora cíclica quando fala das idas e vindas provocadas pelo amor - como a folha que cai amarela, fechando aquilo que se inicia com uma nova germinação.
Outras músicas de João Francisco Paes podem ser ouvidas em seu canal no MySpace.