Doc. Praça do Gaúcho

pKxDtu7_c5A

Sol, skate e sorvete. São essas três palavras que melhor definem a Praça do Redentor, conhecida popularmente como Praça do Gaúcho. A origem do apelido vem do nome da tradicional sorveteria que desde a década de 50 atrai os passantes e as famílias curitibanas. Mas foi no ano de 1978 que a praça recebeu seu principal atrativo:  A primeira pista de skate de concreto em Curitiba, a terceira  construída no Brasil.

Localizada na região central de Curitiba, a Praça do Gaúcho foi ganhando ainda mais importância com o passar dos anos. Nas décadas de 80 e 90 era grande a concentração de jovens que frequentavam o local para andar de skate, entre eles Daniel Vieira, Carlos de Andrade e Rodil Ferrugem, curitbanos que se destacaram no cenário mundial do esporte.

Outro ponto importante é que a Praça do Gaúcho sempre foi um pólo de cultura, muito pelo fato do skate ser ligado a vários movimentos urbanos, que vai desde de o Punk até o HipHop, levando para o espaço a manifestação artística de muitos jovens, consolidando o Gaúcho como um espaço democrático, onde o que predomina é a diversidade cultural.

Hoje com mais de quatro décadas de história, a praça ainda mantém suas características originais. A sorveteria do Gaúcho, o Cemitério Municipal - o primeiro de Curitiba -  e o bar do Pudim, remetem a ideia de que o espaço parou no tempo. Mas se trata apenas de aparências, no documentário anexo a esse post é possível conhecer um pouco mais sobre a rica história da praça e perceber que houve inúmeras mudanças, principalmente após a reforma que revitalizou o local em 2009.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 629 Largo da Ordem
Curitiba , PR

Teatro Lala Schneider

O Teatro Lala Schneider  é conhecido por seus espetáculos sempre lotados e também pelo curso de artes cênicas, que já revelou grandes nomes da cena nacional. O local é de iniciativa privada e foi fundado em 1994 pelo...
(41) 3232-4499
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5225