Criolo Doido - Cálice

akZY0-6Rs0A

Demorou 21 anos para que eu aqui em Curitiba conhecesse o som do Criolo. Kleber Cavalcante Gomes nasceu no Grajaú - distrito da cidade de São Paulo -, começou a cantar rap em 1989, gravou seu primeiro disco em 2006 e lançou o segundo, Nó na Orelha, no Sesc Vila Mariana em junho deste ano.

Esse resumo rápido da carreira do Criolo Doido tem um porque. Depois de ouvir o som e ficar sabendo um pouco de sua história, fiquei pensando que o cara tem que ter muita persistência, fé e humildade para levar em frente aquilo que acredita. Ouvindo seu som e suas entrevistas não me restam dúvidas de que essa é uma das mensagens que propaga.

O vídeo que ilustra esse post foi escolhido, sobretudo, pelo poder de síntese. Como disse o usuário num comentário: "O cara é um verdadeiro poeta! Falou a realidade em 1 minuto". Poetinha do gueto - diria o Marujinho. Interessante notar que na versão do Criolo a mensagem não é cifrada: ela é nua e crua, mas ainda fala de repressão e ditadura.  

Não só as letras de Criolo - onde o amor é um dos temas -, mas também a musicalidade adquirida com os anos. O som é o rap mas não se limita a ele. Outro ponto que percebi foi o uso da voz por Criolo: ela se modifica com as músicas, estando diretamente ligada ao sentido e a intenção de cada uma.

Sonzera... ficam as dicas pelos links desse texto.          

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 4715