A vida do Nego Dito

BW29DJlXuHw

 

Eu não conhecia, se não de ouvir falar. Talvez uma música aqui, outra ali, da boca de intérpretes. Mas a dimensão deste sútil desconhecido eu não imaginava. Mesmo hoje parece avessa sua obra às gravadoras, que o criticavam pela falta de edição nos materiais que gravava. Felizmente no youtube é possível ver um vídeo dividido em cinco parte com um show da banda Ísca de Polícia, primeira de Itamar Assumpção. Mais feliz ainda é saber que no Shopping Crystal está em cartaz até quinta-feira o documentário Daquele Instante em Diante, sobre a vida e obra de Itamar Assumpção (grátis!).

A certa altura do filme uma frase profética: "me desculpe amigo, mas você é póstumo". Infelizmente é o que muitas vezes acontece aos gênios, especialmente este, o maldito da MPB. Alcunha detestada com razão, já que não são poucos que reconhecem o quanto Nego Dito é importante para música brasileira. São poucos os que conhecem, mas, como você pode confirmar no trailer, não tem como passar ileso.

 

 

Talvez por razão de um pedido da filha, a cantora Anelis Assumpção, o documentário mostre muito de um Itamar família, com suas coisas simples, a paixão pelas orquídeas (nome de uma das suas bandas), a docilidade com as mulheres (contrastante com os momentos de agressividade performática no palco). O talendo fica claro nos depoimentos, mas não toda a dimensão explosiva do personagem que muitas vezes se confundia com Nego Dito. Ainda assim, é emocionante. Além de despertar uma sensação de proximidade por ter morado muito tempo em Arapongas, começado carreira em Londrina, poetas paranaenses foram seus parceiros em composições durante toda a vida.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 629 Largo da Ordem
Curitiba , PR

Teatro Lala Schneider

O Teatro Lala Schneider  é conhecido por seus espetáculos sempre lotados e também pelo curso de artes cênicas, que já revelou grandes nomes da cena nacional. O local é de iniciativa privada e foi fundado em 1994 pelo...
(41) 3232-4499
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5225