Um malandro na Quadra Cultural

Um malandro na Quadra Cultural

“Tô com 77 anos e vou pra 78 esse ano. Corpo limpo, não tenho varizes! E ainda afogo o ganso com cara de pavão misterioso! Sou um sambista irreverente, sou o Ary Toledo do samba!”

Essas foram as primeiras palavras ouvidas ontem (24/02) durante a coletiva de imprensa promovida pela Quadra Cultural, que apresentou para os jornalistas e público presente sua principal atração: o sambista paulistano Germano Mathias. O sambista é a última atração do evento desse sábado, que reúne em sua programação bandas curitibanas, teatro infantil, desfile de moda e lançamento de livros de autores locais, tudo com entrada franca.

Germano Mathias se considera o “último dos moicanos do samba sincopado, apesar de não usar o corte de cabelo de Neymar”. Sua carreira começou na década de 50, no show de calouros da Rádio Tupy. Depois de impressionar a todos tocando uma tampa de lata de graxa, Germano foi contratado pela rádio como cantor e tocador de instrumentos exóticos.

Seus maiores sucessos vieram através de composições próprias e gravações de sambas de Padeirinho da Mangueira, Zé Ketti e Jorge costa. Saudoso, diz que entrará em estúdio em março, para gravar um repertório de sambas da década de 50:

“Cada samba lindo! Samba de antigamente era outro negócio... Hoje em dia tá muito light, muito diet. Tem samba que perde a pegada, é intercalado. O pagode é mais pra adolescente, assuntos para adolescentes. O meu não! O meu é para adultos e adúlteros!”

Antes da malandragem dominar o palco, serão apresentados teatros infantis, desfile de moda e shows com as bandas Wandula, Confraria da Costa, Uh Lá Lá! e Gente boa da Melhor Qualidade. Quem justifica a diversidade na programação é o idealizador do evento, Arlindo “Magrão” Ventura, proprietário Do Torto Bar:

“Esse é um evento para a família e para todos aqueles que frequentam a cena cultural do São Francisco. Além da Guarda Municipal e Polícia Militar, a Quadra Cultural será monitorada por seguranças, que estão orientados a não deixar entrar garrafas de vidro e bebidas destiladas, tudo para manter o clima de confraternização pacífica que o evento sugere. Outra novidade é a disponibilização de espaço para quem for de bicicleta, que pode guardá-la gratuitamente no estacionamento da esquina das Ruas Duque de Caxias e Carlos Cavalcanti.”

A quadra cultural conta com o patrocínio do Sesc PR, que junto de Arlindo sugeriu as atrações da programação. Magrão comentou que duas delas foram exigências suas, o Wandula e Germano Mathias, o qual convidou pessoalmente para a apresentação de logo mais. Homenagear um artista da velha guarda da música popular brasileira é uma característica da Quadra Cultual, que em 2011 homenageou Odair José.

Germano Mathias vem acompanhado pela banda Partido Alto na Cozinha, segundo ele, especializada no seu estilo, que é um “samba de divisão marcante, sincronizado, sem distorção harmônica nem deturpação no ritmo”. A expectativa é de uma tarde marcada por bons shows, boa presença de público e toda irreverência da atração principal:

“O meu show é completamente diferente de tudo aquilo que tem de samba, porque tem que saber vender o peixe: Tem que cantar, interpretar, intercalar com piadas, fazer o público rir... E eu consigo isso. Também, dia 26 de outubro vou fazer 57 anos de carreira e dia 02 de junho vou fazer 78 anos. Já falei que tenho o corpo limpo? Que não tenho varizes? E que ainda afogo o ganso com cara de pavão misterioso?”

Programação Quadra Cultural

11h - Espetáculo infantil – Tabuleiro de Ritmos
12h - Wandula
13h - Espetáculo infantil – Terezinha, uma História de Amor e Perigo
14h - Confraria da Costa
15h30 - Uh lá lá!
16h45 - Desfile de roupas
17h - Klezmorim
18h30 - Gente Boa da Melhor Qualidade
20h - Germano Mathias

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 6649