Um corte seco na realidade

Um corte seco na realidade

A Companhia Vértice de Teatro apresenta este final de semana o espetáculo “Corte Seco”, uma mistura de referências, fatos e histórias, que se transformaram em cenas.  Estrelado por Eduardo Moscovis e grande elenco, dirigida por Christiane Jatahy, a montagem é uma espécie de crônica fragmentada da contemporaneidade, formada a partir de histórias pessoais, processos judiciais e matérias jornalísticas. Em um exercício de metalinguagem, a diretora muda a ordem das cenas editando a peça ao vivo.

Responsável por transformar o material em uma dramaturgia final, Christiane concebeu o texto com situações que se entrelaçam e se sobrepõem, formando uma espécie de mosaico de relações. “É um espetáculo plural, em que os múltiplos focos partem da realidade para constituir uma ficção. Como em um quebra cabeça, a peça é remontada a cada dia”, explica a diretora, que frisa que não se trata de um espetáculo de improviso: “Há janelas abertas para a improvisação, mas não é a linha deste trabalho”.

A intenção é criar um curto circuito do real, colocando à mostra as diversas camadas da sociedade, construindo uma cena cheia de ambigüidade entre real e ficcional. “A peça deixa todas as estruturas de dramaturgia aparentes. A plateia percebe como os atores constroem o espetáculo ao vivo, estou com eles no palco, junto com os operadores de som e de luz, que também recriam parte do trabalho a cada dia”, explica a diretora.

“Corte Seco” conclui a trilogia “Uma cadeira para solidão, duas para o dialogo e três para a sociedade” iniciada com o monólogo “Conjugado” e seguida por “A Falta que nos Move”. O espetáculo recebeu a indicação de melhor texto pelo Prêmio APTR dos críticos do Rio de Janeiro e de melhor direção pelo Prêmio Shell 2010. Os três projetos têm afinidades temáticas, como a abordagem de padrões e comportamentos desenvolvidos nas relações sociais e familiares. Além disso, as montagens também apresentam o jogo teatral como metáfora da fronteira entre realidade e ficção, com uma dramaturgia construída no processo de ensaios, a partir de histórias reais.

Sobre a companhia:
A Cia Vértice de Teatro foi criada em 2000, pela diretora Christiane Jatahy e pelo cenógrafo Marcelo Lipiani, com a colaboração dramatúrgica do autor espanhol José Sanchis Sinisterra. A pesquisa de linguagem transita por algumas zonas de fronteira, tais como a presença real (aqui e agora) do ator na cena e a referência ficcional do personagem, a indefinição proposital entre o território do ator e o do público e o uso de espaços não convencionais ou uso não convencional de espaços tradicionais.

Dentre as diversas montagens, se destacam “Conjugado” (2004 – Christiane Jatahy), indicado a dois prêmios Shell e três prêmios Qualidade Brasil e  vencedor do Prêmio da crítica de melhor espetáculo no Festival de Havana; e “Leitor por Horas” (2006 - José Sanchis Sinisterra), indicado a três prêmios Shell e quatro prêmios Qualidade Brasil.

Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Christiane Jatahy
Elenco: Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano, Branca Messina, Cristina Amadeo, Daniela Fortes, Felipe Abib/Rodrigo Pandolfo, Paulo Dantas, Ricardo Santos
Cenário: Marcelo Lipiani
Iluminação: Paulo César Medeiros
Músicas: Rodrigo Marçal
Orientação corporal: Dani Lima

Serviço
Teatro: “Corte Seco”
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 10 a 12 de fevereiro
Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba

 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 160 Centro
Curitiba , PR

Teatro Barracão EnCena

O Teatro Barracão EnCena teve sua inauguração no dia 21 de março de 2007. É um espaço cultural planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. Com projeto...
(41) 3223-5517
Avaliação:
Total de votos: 1446