Um confronto de gerações

Um confronto de gerações

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 1º a 3 de março, o espetáculo teatral “A Carpa”. Com texto de Denise Crispun e Melanie Dimantas, e direção de Ary Coslov, a peça conta com Ivone Hoffmann e Anna Cotrim no elenco, e coloca em pauta o confronto de gerações e as tradições. Em uma celebração de Pessach, a Páscoa judaica, mãe e filha debatem, com humor amargo, suas visões de mundo.

As atrizes se revezam em quatro papéis, em duas épocas e lugares diferentes: Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos, e uma filha aculturada, que se casou com um não judeu. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certeza e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo onde vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.

Segundo as autoras, a peça foi escrita a quatro mãos, sendo que cada uma trouxe suas histórias e frases familiares. Mas que, quando coladas, essas histórias parecem uma só. Elas contam que a peça surgiu de um desejo de falar sobre uma questão não muito aparente: a identidade judaica. “Sempre nos intrigou o que ainda carregávamos da Europa e das tradições em nossas vidas tão laicas”, explicam as autoras. Uma das grandes questões é identificar o que se carrega de uma geração para outra. “Nas conversas, as raízes em comum se tornaram cada vez mais presentes”, completam.

Para Ary Coslov, o espetáculo aborda, além do conflito sobre a maneira de ver o judaísmo, as relações afetivas entre mãe e filha. “Poderiam ser cristãs, muçulmanas, budistas, não importa. O que importa é a resistência do amor, mesmo com a diferença de pontos de vista, das leis, da religião e da vida. O Pessach celebra a libertação e, por extensão, a busca por um mundo melhor. É isso que fazem essas judias da peça, cada uma ao seu modo”, afirma o diretor.

Serviço

A Carpa
De 1º a 03/03, sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5500