UFPR realiza quatro dias de atividades para comemorar centenário

UFPR realiza quatro dias de atividades para comemorar centenário

Brincadeiras culturais para crianças, orientações educativas para a comunidade sobre saúde e guarda responsável de animais, apresentação gratuita da Orquestra Filarmônica e um passeio ciclístico fazem parte da programação das comemorações do centenário da Universidade Federal do Paraná neste mês de maio. Os 100 anos serão comemorados em 19 de dezembro, mas a cada mês a institucição promove uma comemoração especial. Serão quatro dias de atividades - de quinta-feira (17) a domingo (20) - abertas à participação do público.

Na quinta e na sexta-feira à noite, a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta o concerto "Bem-vindo ao Centenário", às 20 horas, no Teatro da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299, Centro. A entrada é gratuita. A apresentação terá a estreia mundial da obra "Ad Astra, per Aspera" (2012), de Harry Crowl, dedicada ao centenário da Universidade e aos 50 anos da Orquestra Filarmônica. O programa também terá obras de Stravinsky e Beethoven. A regência é do maestro Márcio Steuernagel.

No dia 18, começa o evento II Caminhos da Extensão na UFPR: Metodologias, no Edifício D. Pedro I, das 9 às 18 horas. O evento voltado a estudantes e professores tem como objetivo promover a discussão e o fortalecimento da extensão universitária na universidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.proec.ufpr.br.

Jogos e brincadeiras para a comunidade

Sábado o evento de extensão terá sua segunda parte, com apresentação das atividades para o público em geral, das 10 às 13 horas, no pátio da Reitoria, Rua General Carneiro, 460, centro, sob coordenação de diversas unidades da UFPR. O Museu de Arqueologia e Etnologia vai desenvolver vários jogos culturais para crianças. Serão disponibilizados jogos baseados em Sambaquis, um jogo de xadrez com personagens da congada paranaense, quebra-cabeças com temática do acervo do museu e caixinhas didáticas, que possibilitam o contato com o acervo museológico, especialmente para deficientes visuais, entre outras atividades.

Quem quiser poderá fazer um teste de preferência a sacarose, dentro do projeto "Promoção da saúde através da releitura corporal". Também haverá orientações sobre escovação dentária e autoexame para prevenção do câncer bucal. Cuidados com automedicação serão abordados, com apresentações e distribuição de cadernos pedagógicos.

O projeto "Floresta-Escola" desenvolverá oficinas sobre conscientização ambiental, como por exemplo, confecção de um instrumento que produz o som da chuva. Para adultos e crianças, os estudantes do curso de Medicina Veterinária apresentarão o projeto "Zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável", que aborda a conscientização de proprietários de cães. As crianças poderão conhecer o projeto "Veterinário Mirim", desenvolvido em escolas de Curitiba e região metropolitana. Além disso, será explicado o processo de inserção de microchip de identificação dos animais, realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

A música também terá vez na programação de sábado. A bateria do C7, formada por estudantes de arquitetura e engenharias, fará uma apresentação no pátio da Reitoria. No repertório, músicas populares, especialmente samba e rock.

O quarto dia de comemorações será no domingo, 20 de maio, com o Passeio Ciclístico "Pedalada dos 100 anos". A concentração será às 9 horas, em frente ao Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, com saída prevista para as 10 horas. O trajeto incluirá a ciclofaixa, campus Rebouças e Reitoria terminando no mesmo local de partida. Outros dados sobre o passeio estão disponíveis no www.ciclovida.ufpr.br.
Mais informações sobre as comemorações são obtidas nos sites www.ufpr.br ou www.proec.ufpr.br.

Fonte: Assessoria de comunicação UFPR

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 7140