Teatro para além do Festival

Teatro para além do Festival

Começa hoje, 11 de abril, no Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC) A Mostra de Arte Independente. Organizada pelos coletivos Gestos Processos, Play Back Teather Coletivo Abaruna, alunos do curso técnico em Arte Dramática do Colégio Estadual do Paraná e estudantes da Escola de Belas Artes, a Mostra trará 8 espetáculos teatrais, exibição de filmes e uma exposição permanente durante o evento. Ela irá até o dia 15 de abril e toda a programação é gratuita.

Planejada para ocorrer na semana posterior ao Festival de Teatro, a proposta é aproveitar a efervescência provocada pelo evento para trazer à tona um tipo de arte auto gestionável e sem objetivos comerciais. “ Não é para competir com o Festival, mas para mostrar que existe arte amadora e consolidar os coletivos de arte independentes, para se promoverem em espaços além do que nos são apresentados”, explica Liz Meira Góes, uma das organizadoras e integrante do Gestos Processos. Dessa forma, a Mostra também não deixa de ser uma crítica, e uma resposta, à forma como se constitui a promoção da arte em Curitiba e no país de uma forma em geral. “ Acreditamos que a arte não tem que ser dessa forma (com objetivo comercial), e que o teatro existe além da Fundação Cultural de Curitiba e dos incentivos da iniciativa privada”.

De acordo com Liz, a Mostra vem sendo organizada há cerca de dois meses. Ela foi proposta primeiramente pelo coletivo Gestos Processos e contou com a adesão dos outros grupos independentes. No dia 30 de março foi promovida uma festa do DANC, para arrecadar fundos para cobrir os gastos básicos da Mostra. Durante os encontros da organização foi elaborada uma carta justificando a Mostra, que você pode conferir abaixo:

Carta da mostra

Artistas independentes, reunidos sob a ideia de realizar uma mostra de espetáculos, após o Festival de Teatro de Curitiba, aproveitando o clima cultural e o aumento de afluxo do público. Formulamos a proposta de uma Mostra de Teatro Independente na data de 11 a 15 de abril. Em discussão elaboramos alguns objetivos que justificam o interesse e a necessidade da construção deste espaço.

Concordamos que este pode ser uma plataforma para a abertura de relações entre artistas independentes visando a auto organização dos grupos. Outro fator que nos impulsiona é trazer à tona no contexto do Festival de Teatro de Curitiba, a nossa produção. Feita com recursos próprios, autonomia criativa e nos modos de produção, por fora de todo o aparato de financiamento público e privado atual, nos interessa exibir e discutir nossos espetáculos refletindo sobre sua forma e conteúdo.

Esta iniciativa está em sintonia com a percepção de que a política cultural recente do município desenvolveu sim um pólo teatral na cidade, mas manteve apartada do processo os grupos independentes e/ou amadores que não existem como pessoas jurídicas (CNPJ) para União ou que não são reconhecidos como profissionais com os respectivos DRT’s. Apesar disso, este teatro existe em Curitiba – nas escolas, nos cursos livres, na universidade, em coletivos artísticos, entre outros espaços político-culturais – mas que não circula, restringindo-se aos eventos internos às suas produções.

Serviço

Mostra de Arte Independente
De11 a 15 de abril
Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC)
Rua Ébano Pereira, 114 - Centro
Entrada Franca

Programação das peças

Programação das peças:
Pro fundo - Dias 11(20h), 12(19h30) e 14(17h).
NO AR– Dias 14 e 15(18h).
Teatro Playback Abaruna– 12(20h), 15(19h).
Lixivia– Dia 13(20h).
A Novela– Dia14(16h).
O Pagador de Promessas– Dia 15(16h).
Noite de Barrela– Dia 13(21h30).
Eles não usam Black Tie- Dia 14(20h)

Exposição de artes plásticas FIRMAMENTO
Abertura da exposição: Dia 11 as 18h.
Todos os dias (18h-22h)

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 6773