Sonatas ao piano na Capela Santa Maria

Sonatas ao piano na Capela Santa Maria

O pianista Luiz Guilherme Pozzi, vencedor em mais de 10 concursos de piano no Brasil, mostra seu talento em recital na Capela Santa Maria, nos dias 30 e 31 (quarta e quinta), às 20h, dentro da programação da Série Música de Câmara. No programa estão as obras Sonata Op.5, de Johannes Brahms, e Sonata em Si menor, de Franz Liszt, duas grandes peças do período romântico.

O pianista abre o programa com a Sonata Op. 5, de Johannes Brahms, compositor alemão que compôs a obra em cinco movimentos com uma combinação magistral da arquitetura clássica rígida e um espírito romântico livre. A obra, escrita em 1853, traz motivos infundidos da 5ª Sinfonia, de Beethoven, pelo qual ele tinha grande admiração.

Na segunda parte do concerto, Pozzi interpretará a temida Sonata em Si menor, de Franz Liszt. Obra de extrema virtuosidade, considerada a mais perfeita criação do compositor húngaro. Existe uma grande especulação em torno da origem desta peça, indicando que, influenciado pela leitura do clássico de Goethe, Liszt recontaria musicalmente a lenda de Fausto - o doutor que vende a alma ao demônio e ao final encontra a redenção pelo amor.

A Sonata de Liszt é uma das peças mais significativas, difíceis e complexas do repertório, constituindo-se em um desafio para todos os pianistas. A rica literatura disponível sobre a obra deixa claro que ela sempre intrigou os estudiosos e motivou as mais diversas conclusões. Liszt era um grande admirador da tradição clássica, em especial por Beethoven e Schubert, presença constante entre suas execuções e transcrições.

Luiz Guilherme Pozzi

Natural de Cornélio Procópio (PR), o jovem músico é um dos mais destacados pianistas de sua geração. Estreou como solista de orquestra no ano 2000, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, e desde então vem se apresentando frequentemente com vários outros grupos musicais.

Em 2011, Luiz Guilherme foi agraciado com uma bolsa de estudos integral para o doutorado juntamente com a oferta do cargo de professor assistente da Universidade Estadual da Pensilvânia (Estados Unidos). Na Alemanha foi classificado em 1º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg.

Conquistou também bolsa integral da “Internationale Klavierakademie Murrhardt”, concorrendo com pianistas do mundo todo. Na Áustria, integrou a classe do grande pedagogo russo Alexander Satz, na Universidade de Artes de Graz, onde foi diplomado com distinção. O pianista é também mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas.

Acumula em seu currículo diversos prêmios, entre os quais o 1º lugar do Prêmio Talento de Maior Expressividade do Concurso Nacional de Piano - Homenagem a Johann Sebastian Bach, realizado pelo Teatro Municipal de Niterói (RJ), em 2000. Também é o vencedor do Concurso Nacional Jovens Solistas, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Serviço

Recital de Piano com Luiz Guilherme Pozzi
Programa: Johannes Brahms – Sonata Op.5; Franz Liszt – Sonata em Si menor
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data e horários: 30 e 31 de maio de 2012 (quarta e quinta-feira), às 20h Ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada)
* No dia 29 (terça-feira), Luiz Guilherme faz um ensaio geral aberto, a partir das 15h.

 

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Total de votos: 4136