SESI traz Mário Bortolotto, Roberto Alvim e Gabriela Mellão

Os autores e diretores de teatro Mário Bortolotto, Roberto Alvim e Gabriela Mellão, que é também jornalista da revista Bravo, participam neste sábado (16), a partir das 15 horas, no Teatro José Maria Santos, de uma mesa-redonda sobre o papel do dramaturgo no teatro contemporâneo. A mediação é de Walter Lima Torres, professor da Universidade Federal do Paraná e doutor em Artes Cênicas. O encontro abre as atividades da 1ª Mostra Sesi Dramaturgia, um dos eventos especiais do Festival de Curitiba.

Durante a Mostra, o público poderá conferir as primeiras criações do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, projeto pioneiro no Estado, iniciado no ano passado, para formar novos autores de peças teatrais. “A Mostra consolida o Núcleo de Dramaturgia e reforça a presença do Sesi no cenário cultural do Paraná”, diz a coordenadora de cultura da entidade, Anna Zétola. Dezessete textos, de 16 novos autores foram publicados e o lançamento dos livros acontece ao final da mesa-redonda deste sábado.

Leituras convidadas - A Mostra Sesi Dramaturgia apresentará, também, leituras dramáticas de outras peças. “Freak Show - A Sociedade do Espetáculo”, de Luise Cohen e direção de Eric Lenate, é fruto do Núcleo de Dramaturgia Sesi São Paulo/ British Council, projeto que inspirou o surgimento do Núcleo Sesi Paraná. Os outros textos são “Projeto Lulu/A Caixa de Pandora”, de Frank Wedekind e direção de Nehle Franke; “Estúpido Direito de Sofrer”, de Jô Bilac, com direção de Vinícius Arneiro, e “Mente Mentira”, de Sam Shepard e direção de Paulo de Moraes.

Confira a a programação:

Montagem
COMO SE EU FOSSE O MUNDO - Drama
Dias: 26/27/28 às 21h
Texto: de Paulo Zwolinski, direção de Roberto Alvim, assistência de direção Pretto Galiotto. Com Patrícia Kamis e Thiago Luz
Um homem apaixonado por um filho, fazendo dele a sua obra. Uma mulher obcecada pelo marido, colocando-o acima de tudo. Amor, sexo, obsessões, abusos e agressões suficientes para dois personagens, para 3 vidas. Um filho, um menino, uma criança dividida na doente relação entre Pai e Mãe; como se isso fosse tudo, como se eles fossem tudo, como se eles fossem o mundo.
Duração: 70 min
Ingresso: R$ 10,00 inteira/ R$ 5,00 meia estudantes, terceira idade, funcionários do Sistema FIEP e industriários

Leituras do Núcleo de Dramaturgia (entrada gratuita)

VOCÊ
Dias: 23 às 15h e 24 às 18h
Texto: Alexandre França ; Direção: Nina Rosa Sá,
Com: Ciliane Vendruscolo, Cleydson Nascimento e Uyara Torrente.
Um homem, várias vozes. É a partir deste mote que a peça “(você)” se desenrola. Seis atores representam a cabeça de um indivíduo que há tempos não sai da frente da televisão. A platéia é convidada a entrar em sua mente para desvendar o que acontece a sua volta. Em meio a tanta informação se escondem segredos e neuroses que podem definir o destino da personagem.
Duração: 70 min

ANTES DO FIM
Dias: 23 às 18h e 25 às 15h
Texto: Marcelo Bourscheid; Direção: Marcos Damaceno.
Com: Rosana Stavis, Claudete Pereira Jorge, Luthero de Almeida, Sidy Correia e Giovana de Liz
Nesta reescritura do mito grego de Ifigênia, o exílio, o abandono, a solidão e o sacrifício são os componentes de uma longa espera, permeada pelas confissões, remorsos e discórdias de uma família que aguarda o retorno da filha mais velha.
Duração: 70 min

(EM) BRANCO
Dias: 24 às 15h e 25 às 18h
Texto: Patrícia Kamis ; Direção: Marcio Mattana,
Com: Alan Raffo, Jussara Batista, Márcio Mattana, Thadeu Peronne e Vívian Schmitz.
A opaca realidade que acontece em paralelo à translúcida busca por algo que apenas se intui. Pinceladas de tinta que apresentam formas reais ou abstratas em uma tela que continua em branco.
Duração: 45min

TEIA
Dias: 27 às 15h e 28 às 18h
Texto: Douglas Daronco ; Direção: Edson Bueno
Com: Pagu Leal, Giovana de Liz; Abner Valentim
"Duas mulheres - uma viúva e sua melhor amiga - se encontram para um chá da tarde. Aos poucos revelam uma teia que aprisiona lembranças, angústias, desejos e emoções"
Duração: 60 min

INVERNO
Dias: 27 às 18h e 28 às 15h
Texto: Pretto Galiotto ; Direção: Marcio Abreu
Com Paulo Alves
Um homem, uma mulher, um menino. Futuro, passado, presente. Impressões de experiências e sentimentos que se congelam em um tempo que simplesmente se sabe ser inverno.
Duração: 45 min

Leituras convidadas (entrada gratuita)
Projeto Lulu / A Caixa de Pandora
dia 23 – às 21h
Texto de Frank Wedekind, Direção de Nehle Franke
Com a Cia. dos Atores: Bel Garcia, César Augusto, Marcelo Olinto e atores convidados
Peça chave do Expressionismo alemão, intitulada A CAIXA DA PANDORA escrita em cinco atos sendo que os três primeiros se passam na Alemanha o quarto em Paris e o quinto em Londres, é a síntese do nosso tempo por retratar seres humanos que vivem na ilusão da felicidade ou no desespero da realidade e que buscam saídas concretas para a sua medíocre existência.
Duração: 2h aproximadamente

Estúpido Direito de Sofrer
dia 24 – às 21h
Texto de Jô Bilac | Direção: Vinicius Arneiro
Com Carolina Pismel, Diego Becker, Julia Marini e Paulo Verlings
Quatro histórias distintas que se desenrolam em quatro bairros do Rio de Janeiro. O que as convergem, de fato, é o exercício de linguagem dramatúrgica que narra em quadros o cotidiano dessas pessoas, dando um zoom no que poderia acontecer de mais inesperado num dia (a princípio) como qualquer outro...

Mente Mentira
dia 25/03 – às 21h
Texto de Sam Shepard | Direção: Paulo de Moraes
com Malvino Salvador, Fernanda Machado e elenco.

Fonte: Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 6490