Semana Nacional de Museus em Curitiba

Semana Nacional de Museus em Curitiba

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional de Museus. Para celebrar a data o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) criou a Semana Nacional de Museus, que traz diversas atividades especiais aos espaços. A décima edição, que ocorre de 14 a 20 de maio, apresenta o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”.

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) preparou uma programação especial para o evento. Entre as atrações há visitas guiadas durante a hora do almoço, além de palestras e exposições de manhã e à tarde, com entrada gratuita.

Na Casa Andrade Muricy, os interessados podem assistir a palestra "A Mediação da Arte no Paraná". Já na Casa João Turin, as obras do artista serão analisadas, promovendo a leitura de espaços públicos e dos bens culturais ao entorno do Centro Histórico de Curitiba.

O Museu Paranaense traz o curso “Arqueologia no Paraná: novos desafios, estratégias e tecnologias para revelar o passado”, ministrado pela arqueóloga Cláudia Parellada. Na ocasião, será apresentado um panorama da arqueologia do Paraná. Serão promovidas ainda atividades de educação patrimonial em relação à arqueologia paranaense, entre outras coisas.

O Museu da Imagem e do Som apresenta a palestra "Gestão de museus virtuais baseado em imagens 360 graus", apresentada por Ricardo Macedo. O encontro tratará desta nova modalidade expositiva, amplamente utilizada mundo afora, que possibilita o acesso a espaços, obras e objetos em 360 graus a qualquer momento, em exposições virtuais perenes, que expandem o campo de atuação dos museus.

O Museu Oscar Niemeyer promove o encontro “Arte e acessibilidade: caminhos possíveis”, no Auditório Poty Lazzarotto. O evento tem a finalidade de viabilizar reflexões sobre inclusão e acessibilidade aos museus e ao universo da arte.

Nos dias 16, 17 e 18, quem quiser aproveitar o tempo livre durante o almoço, poderá ir aos museus da SEEC e participar das visitas guiadas. A atividade tem tempo médio de 30 minutos.

Programação da 10ª Semana de Museus nos espaços da SEEC

Casa Andrade Muricy
Palestra "A Mediação da Arte no Paraná", com Katiucya Perigo
Dia 17 de maio, às 19h
Local: Auditório Brasílio Itiberê
Rua Cruz Machado, 138 - Centro, Curitiba/PR

Casa João Turin
"Olhar em Transformação – Olhar em Construção"
Dias 17 e 18 de maio, das 14 às 17h
Local: Casa João Turin
Rua Mateus Leme, 38 – São Francisco

Museu de Arte Contemporânea
Visita guiada – duração 30 minutos
De 16 a 18 de maio, das 12h às 14h
Local: Museu de Arte Contemporânea
Rua Des. Westphalen, 16 – Centro

Museu Oscar Niemeyer
Encontro “Arte e acessibilidade: caminhos possíveis”
Dia 15 de maio, das 10h às 18h
Local: Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Museu Paranaense
Curso “Arqueologia no Paraná: novos desafios, estratégias e tecnologias para revelar o passado”, ministrado pela arqueóloga do Museu Paranaense, Dra. Cláudia Parellada, e convidados
De: 16 a 18 de maio, das 14 às 18h
Local: Auditório do Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco

Museu da Imagem e do Som
Palestra "Gestão de museus virtuais baseado em imagens 360 graus", ministrada por Ricardo Macedo
Dia 15 de maio, às 19h30
Auditório Brasílio Itiberê
Rua Cruz Machado, 138, Centro

Visitas guiadas
Dias 16, 17 e 18 de maio, das 12h às 14h
Museu Alfredo Andersen, Museu Paranaense, Museu do Expedicionário e Museu de Arte Contemporânea.

Fonte: SEEC/PR

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Total de votos: 7134