Samba Futebol Clube

Samba Futebol Clube

Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, o musical recebeu 20 indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Botequim Cultural

O musical Samba Futebol Clube, que une duas intensas paixões brasileiras – a música e o futebol –,é uma das atrações da Mostra do 24º Festival de Teatro de Curitiba. Com linguagem multimídia, o espetáculo reúne música, teatro, dança e vídeo, sob a direção de Gustavo Gasparani, também autor do texto.

O espetáculo recebeu 20 indicações divididas entre os prêmios Shell, Cesgranrio, Botequim Cultural eAPTR (Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro). Destas, quatro já se transformaram em premiações: nas categorias Melhor Autor e Melhor Direção, para Gustavo Gasparani, do Botequim Cultural;e Melhor Direção e Categoria EspecialDireção de Movimento para Renato Vieira, no Cesgranrio.

Em cena, oito atores, que também são músicos, formam um time de jogadores e torcedores que se revezam numa narrativa dramático-musical. Eles tocam todos os instrumentos ao vivo e a coreografia de Renato Vieira parte dos gestos dos próprios jogadores e torcedores, transpondo este balé popular tão familiar aos brasileiros para as dimensões do teatro musical.

“As canções ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando, assim, um diálogo entre as letras e os textos destes mestres. Utilizando elementos do jogo, da música brasileira e da dança do futebol, o espetáculo traz ainda vídeos com tratamento pop – numa mistura de linguagens e imagens de jogadores e jogadas importantes –, que ilustram as histórias entrelaçadas por músicas e textos”, adianta o diretor. “O samba, que é a base da nossa música, está lá, mas nos leva à bossa-nova, ao choro e ao rock, ao sertanejo universitário e até ao hip hop”, completa.

O 24º Festival de Teatro de Curitiba será realizado de 24 de março a 5 de abril e, neste ano, é apresentado pelo Banco Itaú e Tradener, com patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba e UEG Araucária e apoio da Itaipu Binacional.

Ficha técnica

Roteiro, direção e realização: Gustavo Gasparani / Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima / Direção musical: Nando Duarte / Direção de movimento e coreografias: Renato Vieira / Cenografia: Marcelo Lipiani / Figurino: Marcelo Olinto / Iluminação: Paulo Cesar Medeiros / Projeto de som: Branco Ferreira / Cenografia digital: Thiago Stauffer - Studio Prime / Pesquisa de textos: João Pimentel / Pesquisa musical: Alfredo Del-Penho / Conteúdo audiovisual: Studio Prime / Assistente de direção: Erika Riba / Preparação vocal: Maurício Detoni / Projeto gráfico: Mary Paz Guillén / Visagismo: Beto Carramanhos / Direção de produção: Alice Cavalcante / Produção: Coisas Nossas Produções Artísticas e Sábios Projetos / 120 min / (RJ)

Serviço

Samba Futebol Clube
Data: Dias 31 de março e 01 de abril
Local: Teatro Guaíra.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5520