Rogério Gulin apresenta a viola brasileira em show solo

Rogério Gulin apresenta a viola brasileira em show solo

A Série Solo Música apresenta a viola brasileira de Rogério Gulin, no dia 26 de junho. A viola brasileira ou caipira foi valorizada nos últimos vinte anos, quando o instrumento passou a ser ensinado em conservatórios e a ocupar programações culturais de MPB, jazz e até de música erudita nos principais teatros do país. Músicos como Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Almir Sater, Paulo Freire, Braz da Viola, Fernando Deghi e Pereira da Viola tiveram papel preponderante neste fenômeno da viola, hoje considerada instrumento não apenas de música sertaneja.

Gulin apresenta um concerto solo de composições próprias. Em Curitiba, Gulin foi fundamental para introduzir o instrumento em diversos shows da cidade, pois é uma espécie de símbolo da viola para os curitibanos. O produtor da série, Álvaro Collaço, destaca que o músico “conseguiu inserir a viola em universos distintos: o da música sertaneja de raiz com o Viola Quebrada, e o da “world music”, com o Terra Sonora”.

Compositor, instrumentista, arranjador e pesquisador de música caipira, Rogério Gulin cursou violão clássico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Começou os estudos de viola caipira como autodidata até  que, em 1986, conheceu o "violeiro" Roberto Correa no Festival de Ouro Preto, com quem realizou vários cursos.

É professor do curso de “Viola Caipira e Prática de Conjunto” no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Em 2003 lançou o CD Tempestade, com composições de sua própria autoria. Faz parte dos grupos Terra Sonora, Viola Quebrada e Três de Paus. Com o Terra Sonora gravou cinco álbuns, sendo o último de composições de sua autoria, e com o Viola Quebrada gravou quatro CDs e o DVD “Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana” (2011).

Programação 2012:
26/06 – Rogério Gulin - viola brasileira
31/07 – Carmelo de Los Santos - violino
28/08 – Vivabiancaluna Biffi (Itália) – viel e voz
25/09 – Ratnabali (Índia) – voz e harmônio
23/10 – Marília Giller – piano e teclados
27/11 – André Abujamra – voz, guitarra e efeitos
11/12 – Germán Diaz – viela de rosa e caixinha de música

Serviço

 
Série Solo Música – Rogério Gulin (viola caipira)
Dia 26/06, terça-feira às 20h
R$ 10 e R$ 5 (meia)
Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
(41) 2118-5111

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Cultural Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 160 Centro
Curitiba , PR

Teatro Barracão EnCena

O Teatro Barracão EnCena teve sua inauguração no dia 21 de março de 2007. É um espaço cultural planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. Com projeto...
(41) 3223-5517
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 1090