Quadrinhos independentes em debate na Gibiteca

Quadrinhos independentes  em debate na Gibiteca

A Gibiteca de Curitiba abriga nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, a primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba com o objetivo de debater o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”. A entrada é franca.

“O formato do evento é bastante simples e tem como propostas informar e aproximar os artistas do seu público”, adianta Marcelo de Oliveira, fundador do Estúdio UCM Comics. “Queremos fomentar os quadrinhos independentes em Curitiba, cidade que possui artistas competentes e criativos nessa área”, complementa.  

A valorização dos quadrinistas curitibanos está ligada à Editora Grafipar, fundada em 1977 e responsável por lançar no mercado um grande número de artistas gráficos. A importância da Grafipar na área da HQ foi tão expressiva, que vários artistas do eixo Rio/São Paulo adotaram Curitiba para dar vazão às suas publicações. Com o fim da editora, os artistas novamente se espalharam e, desde então, os cartunistas curitibanos precisam fazer o caminho inverso para publicar suas criações.

Marcelo pretende retomar o sucesso das HQs em Curitiba, nos anos 80, quando a cidade foi polo quadrinista.  “Está na hora de trazer os nossos artistas para cá novamente, pois eles estão migrando para Rio e São Paulo para lançar seus trabalhos”, enfatiza.

Uma das medidas incentivadoras do Estúdio UCM Comics de Curitiba é a publicação da revista “Fantasia”. No encontro desta terça-feira (7), estará à venda a segunda edição do projeto editorial que leva às páginas da revista cenas do cotidiano curitibano, inserindo o leitor em suas histórias. “A intenção é que o fã de quadrinhos sinta aquilo que imaginamos que o nova-iorquino, leitor de Homem Aranha, sente ao ver sua cidade nas páginas da revista”, destaca Marcelo.

Serviço

Primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba, com debate sobre o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”.
Data e horário: dia 7 de março de 2012 (quarta-feira), às 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada franca
Informações sobre o Estúdio UCM Comics: www.ucmcomics.com
Atendimento à Imprensa: Fernando J. Rubel – (41) 8853-8945

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 6948