Projeto Tuboteca completa dois anos com 136 mil livros arrecadados

Projeto Tuboteca completa dois anos com 136 mil livros arrecadados

As Tubotecas de Curitiba completaram dois anos de atividade com 136 mil livros arrecadados junto a empresas, instituições, escritores locais e a comunidade em geral. Nos últimos 12 meses, o programa da Fundação Cultural de Curitiba, IPPUC e URBS recebeu 81 mil livros – número 45% maior em relação ao primeiro ano projeto quando foram arrecadados 55 mil exemplares.

A coordenadora de literatura da Fundação, Mariane Torres, enfatiza que além de continuar doando é importante que o usuário faça a devolução dos livros. "Para que mais pessoas tenham acesso aos livros é fundamental que os leitores devolvam ou compartilhem com outras pessoas o exemplar que emprestou", lembrou Mariane.

Destino adequado

A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da Fundação, associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Exemplares em mau estado de conservação vão para a reciclagem.

Como doar

As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.

Tubotecas em funcionamento

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido

Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Audio: 

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 2198