
Nos dias 4 e 5 de Dezembro os amantes da ópera poderão prestigiar no palco da Capela Santa Maria a première brasileira da Ópera Serenata Marc’Antonio e Cleopatra do compositor alemão Johann Adolf Hasse (1699-1783).
Realizada com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o manuscrito para Marc'Antonio & Cleopatra (assim como várias outras obras do compositor) foram recentemente redescobertos e esta sendo será a primeira apresentação deste valioso tesouro da música no Brasil.
Partindo de um conceito moderno que visa aproximar a obra do público, Marc’Antonio e Cleopatra promete apresentar a tragédia de amor, poder e luta pelo trono Egípcio numa apresentação imperdível.
A 'mini-ópera "apresentando apenas os dois personagens-título: Marco Antonio e Cleopatra é interessante também por ter sido composta para o grande castrato Farinelli (que cantou o papel de Cleópatra para “mostrar melhor” os seus agudos e seu virtuosismo) e para a jovem contralto Vittoria Tesi, uma das divas de ópera da época (que cantou o papel de Marco Antonio).
Detalhes do elenco especializado que virá à Curitiba para a estréia da Première Brasileira:
Rodoldo Richter - Direção Musical (UK/Brasil)
Considerado um dos mais emergentes e inspirados de sua geração, apresenta-se regularmente como solista e diretor dos conjuntos e orquestras barrocas mais importantes da atualidade. O artista assina a Direção Musical e promete encantar, sensibilizar e inspirar o público durante o espetáculo.
Cleópatra - Gabriella Di Laccio - (UK/Brasil)
Vencedora do prêmio Air Europa Lukas Award sendo escolhida “Classical Act of the Year” em Londres, Março de 2013; a gaúcha Gabriella Di Laccio, com sua voz de soprano lírico coloratura, vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical. Radicada na Inglaterra desde 2001 a artista foi reconhecida como ‘uma cantora de talento excepcional’ pelo maestro Sir Charles Mackerras. Gabriella ganhou notoriedade nos últimos anos devido a suas interpretações do repertório virtuosístico de coloratura em especial Vivaldi e Handel.
Marc’Antonio - Paulo Mestre - (Brasil)
Prata da casa, o nosso Marc’Antonio será representado pelo Contratenor natural de Curitiba. Paulo Mestre vem desenvolvendo importante carreira como solista dentro e fora do Brasil. Destaques em apresentações internacionais: Washington com a Camarata Antiqua de Curitiba; na França como convidado pela Unicef; em Paris e Metz sob a regência de Ricardo Kanji; Fundação Gulbenkian em Lisboa e Espanha e também no festival de Chiqueiros na Bolivia; no Canadá; na Alemanha; em Israel; Costa Rica; Uruguai; e na Argentina – Buenos Aires, Córdoba, Rosario e Mendoza.
A equipe criativa conta com a direção e iluminação dos premiados: Roberto Innocente (Itália/Brasil) e Beto Bruel (Brasil)
Figurino especialmente criado e confeccionado em Londres pela designer Carolina Jobb.
Serviço
Marc’Antonio e Cleopatra - Première Brasileira
4 e 5 de Dezembro (sexta e sábado), 20h
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro
Ingressos: R$ 30 e R$15