Orquestra Sinfônica abre os trabalhos

Orquestra Sinfônica abre os trabalhos

Nesta semana, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) inicia os ensaios para a temporada de 2012. O primeiro concerto do ano será no domingo, dia 11 de março, às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira. Os ingressos custam R$ 10.

O espetáculo terá como convidada a violinista polonesa Magdalena Filipczak, que interpretará a obra “Concerto para violino n.° 1 - Op. 15”, do compositor Benjamin Britten. Também faz parte do programa a “Sinfonia n.º 10 em Mi Menor, Op. 93”, de Dmitri Schostakovitch.

Magdalena já recebeu diversos prêmios, como o de melhor intérprete de obras de compositores britânicos, no Concurso Internacional de Violino, na Haverhill Soloist Competition, em 2011; o Ivan Sutton Prize, na City Music Society de Londres (Filipczak Piano trio), em 2009; o Max and Peggy Morgan Prize, em Londres, em 2009; ganhou medalha de ouro na International Marlow Music Festival Concerto Competition em High Wycombe em 2006 e 2008; e, em 2007, o primeiro lugar na International Ruislip-Northwood Concerto Competition de Londres; entre outros.

Programa

Em sua primeira apresentação junto à OSP, ela interpretará o “Concerto para Violino n.° 1 – Op. 15”, do compositor inglês Benjamin Britten. Reveladora da genialidade do compositor, a composição é considerada uma das obras-primas para o violino. O concerto foi escrito entre 1938 e 1939 e sua estreia aconteceu em Nova York, em 29 de março de 1940, executado pelo violinista espanhol Antonio Brosa com a New York Philharmonic, conduzida por John Barbirolli. Uma versão revista da obra surgiu em 1950, incluindo alterações da parte do solo de violino, preparada por Manoug Parikian.

A segunda parte do concerto é de Dmitri Schostakovitch, “Sinfonia n.º 10 em Mi Menor, Op. 93”, escrita em 1953, após um intervalo de oito anos sem que ele tivesse escrito uma nova sinfonia. Segundo alguns críticos, essa obra é lúgubre e sombria, segundo o autor, ela deve-se a Stalin, tendo sido composta nos meses que sucederam a morte do líder político da União Soviética.

 

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Abertura da temporada 2012.
Dia 11 de março às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n.º. Centro - Curitiba/PR).
Repertório: “Concerto para Violino n.º 1 - Op. 15”, de Benjamin Britten e “Sinfonia n.º 10 em Mi Menor, Op. 93”, de Dmitri Schostakovitch.
Ingressos: R$ 10.
 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura - SEEC

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 6305