Objetos para tomar o palco e as atenções

Objetos para tomar o palco e as atenções

Um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando. Esses são apenas alguns exemplos do Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO,  que acontece entre os dias 25 e 27 de maio, no Museu Oscar Niemeyer. Pela primeira vez em Curitiba, o evento vai reunir 13 grupos de sete países como França, Argentina, Itália, Israel, Holanda, Espanha e Brasil em mais de 60 apresentações. 

Para receber o público de Curitiba, foi convidado um “mestre de cerimônias de luxo”, o ator Pascoal da Conceição, que vai interagir e brincar com as pessoas na pele do personagem Dr. Cacareco. Além dos espetáculos, acontecem atrações musicais e performances. É o caso de “Pinipan”, espetáculo musical do mestre da percussão, Naná Vasconcelos, ganhador do Grammy Latino 2011 na categoria Regional, que será apresentado na sexta (25) e domingo (27).

A criação de “Pinipan”, que usa pinicos e panelas para fazer música, foi especialmente elaborada para o Festival e tem participação performática do Grupo XPTO, com direção de Osvaldo Gabrieli - que também é responsável pela cenografia do FITO. “Do felicíssimo encontro de Naná Vasconcelos com o XPTO nasceu uma performance de abertura onde utilizamos panelas, pinicos, bacias, conchas e colheres como instrumentos musicais. Parangolés de utensílios de cozinha serão ‘servidos’ no corpo dos artistas-mestres-cucas-brincantes”, explica Gabrieli.

No sábado, (26), às 22h, depois dos espetáculos, acontece o show-performático do baiano Tom Zé, com seu “Música/Contramúsica”. Na percussão, para além dos arranjos e orquestrações – e instrumentos convencionais -, liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeiras, gravadores, teclados e garrafas.

Nos três dias do FITO também acontece a Mostra Viva que serão performances curtas, realizadas por atores, para pequenos grupos. Depois que a performance é finalizada, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convida alguns espectadores a participar da cena. Outra ação de interação entre o festival e o público será a Fitografia, um espaço cenográfico onde o público é convidado para uma fotografia dançando com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus para que cada um “dê a cara” que prefere ao sei parceiro de dança. No final quem quiser leva para casa como lembrança a foto.

O Festival

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Entre os destaques da edição curitibana estão Katy Deville, com a sua companhia Théâtre de Cuisine, que apresenta o espetáculo “20 Minutos Sob o Mar”; além da Cia Fernán Cardama, com “Histórias de Meia Sola” e ainda a companhia espanhola, Rocamora, fundada pelo ator e diretor Carles Cañellas, que mostra “Pequenos Suicídios”, adaptação feita do primeiro espetáculo escrito para o teatro de objetos.

Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 200 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Manaus (AM) e no Recife (PE). “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura. Para envolver o público da cidade dentro do universo lúdico a que se propõe o festival, quatro bailarinas-saca-rolhas gigantes, com três metros e meio de altura, poderão ser vistas nos principais pontos da cidade.

Serviço

Festival Internacional de Teatro de Objetos
Dias 25, 26 e 27 de maio
Entrada franca
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
 
Conferência “O Teatro de Objetos e a sua utilização”. Palestrante Christian Carrignon, do Theatre de Cuisine. 
Dia 23/05, quarta-feira às 19h
Entrada franca
SESI Cultural
Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico - Centro
(41) 3271-9560.
 
FITO na internet: Acompanhe o Festival pelo Facebook (/fitofestival) e pelo Twitter (@fitofestival) – onde as ações serão postadas em tempo real. Já a programação completa pode ser conferida no site: www.fitofestival.com.br 
 
O FITO é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-PR)
 
Fonte: RB Escritório de Comunicação

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 6239