Objetos cotidianos sob o olhar de Adriana Tabalipa

Objetos cotidianos sob o olhar de Adriana Tabalipa

Esta semana Curitiba recebe a exposição “Adriana Tabalipa: The End Factory Project”, da artista paranaense Adriana Tabalipa. A mostra traz pinturas, gravuras, objetos, instalações, desenhos e uma performance inédita da artista, focalizando o  percurso de 20 anos de uma produção poética ininterrupta e conta com a curadoria do crítico colombiano Santiago Rueda Fajardo. 

Paranaense radicada no Rio de Janeiro, Adriana Tabalipa iniciou sua trajetória artística no final dos anos 80. Desde então, sua poética perpassa performances, objetos, pinturas, gravuras e desenhos, apresentados em exposições no Brasil e em outros países. Com importantes referências na arte de M. Duchamp, Yves Klein, Arman, Jean Tinguely, entre outros, os objetos que Adriana Tabalipa utiliza em seus trabalhos descaracterizam a palavra "fábrica" em sua origem. Assim, a exposição “The End Factory Project” (Projeto Fábrica do Fim) surge inspirada na transmutação do objeto industrial e, por conseqüência, da própria noção de fábrica.

“A fábrica de Warhol também é uma referência, num contexto mais amplo, no sentido de estabelecer à palavra “factory” um significado ‘outro’ que narra a descaracterização dos objetos, já modificados pela arte desde Duchamp”, pontua o produtor da exposição, AjAx Afonso José Afonso.

Como bem pondera a crítica Eleine Bourdette sobre a obra e as manobras estéticas de Adriana Tabalipa, a artista opera “repotencializando o ready-made duchampiano, no uso das cores, texturas e na ênfase formal dos mesmos, que são retirados do âmbito utilitário e por ela localizados no plano estético. Esta manobra plástica e estética provoca no ato da observação um desafio perceptivo, intensificado nas suas instalações, pois nelas estão em jogo múltiplos objetos que assaltam a percepção do observador".

A CAIXA Cultural promove ainda, no dia 05 de junho às 20h, palestra e o lançamento de livro, com edição trilíngue e com título homônimo ao da exposição, contendo reproduções de imagens dos trabalhos da artista e ensaios críticos. A exposição foi contemplada pelo Edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA e a publicação do livro viabilizada por meio do Programa de Incentivo à Cultura de Curitiba (Paic - Mecenato), da Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio integral da CAIXA.

Serviço

Exposição “Adriana Tabalipa: The End Factory”
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Abertura: 10 de abril às 19h30
Palestra: 05 de junho às 20h
Visitação: de 11 de abril a 10 de junho
Horário: De terça a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada Franca.
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 6763