O ano começou para a literatura

O ano começou para a literatura

A semana terminou e começou com literatura e os próximos dias serão de encher a boca e os olhos, com palavras de tipos e gêneros variados. Sábado foi o primeiro dia deste ano com “Café Leite Quente e Poesia” no Paço da Liberdade, onde os escritores Leo Fressato e Álvaro Posselt abordaram “Acaso x Destino”. O recital acontece  todo primeiro sábado do mês e os próximos dois encontros serão com as duplas  Ted Rocha e Fausto (Empírico x Metafísico), em abril; Marcelo Angelis e Tatára (Dor x Êxtase), em maio.

Ontem foi também a primeira Batalha da Cultura em 2012, que todo primeiro domingo do mês arma um ringue no gramado do Museu Oscar Niemeyer. Dois MC’s se revezam nas rimas improvisadas em uma disputa “mata mata”, ou seja, quem perde sai. O público decide quem vai ou fica, fazendo barulho para votar. Qualquer pessoa pode participar, basta chegar antes das 16h para se cadastrar. A premiação é feita com livros literários.

Amanhã, terça-feira, começam as rodas de leitura promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. O autor para abrir os debates deste ano é o escritor e cineasta Valêncio Xavier. As rodas de leitura serão conduzidas pela escritora e professora Luci Collin (informações no serviço). Após os debates, a noite será da tradicional terça com literatura no Wonka Bar. O VoxUrbe apresenta o tema “Construção Poética”, nas leituras de Leo Fressato, Mauricyo Vogue e Claydson Nascimento. Após apresentação dos convidados o VoxUrbe abre para quem quiser subir ao palco e ler, sejam textos próprios ou não.  As leituras acontecerão a partir das 22h.

Na quarta-feira a Gibiteca recebe a primeira edição do “UCM Comics Convida”, com debates sobre a produção independente de histórias em quadrinhos. Na quinta-feira também tem quadrinhos, com o lançamento do livro “Guia de Ruas Sem Saída”, na Livraria Arte e Letra. Nas palavras do autor, Joca Reiners Terron, no livro “há blocos de texto justapostos a quadrinhos sem palavras; quando o texto é interrompido, a narrativa continua de outro modo, com os quadrinhos; é como se o leitor tivesse acesso às lembranças e à visão dos personagens”. Os desenhos, que também têm função narrativa no livro, são autoria do artista gráfico curitibano, Andrê Ducci.

Domingo o Suco de Ideias apresenta Recital Poético de Ivan Justen Santana. Na sequência tem apresentação de Lívia Lakomy e do Zirigdun Pfóin, com o Projeto In Verso – Música na Poesia Paranaense.  Na quarta-feira da próxima semana (14/03), iniciam as leituras mensais na Caixa Cultural. Este ano serão textos de Histórias em Quadrinhos. Serão nove edições com obras de autores brasileiros, com leituras feitas por atores e direção utilizando recursos multimídias.

Ao que parece, passou o carnaval e o ano começou para a literatura.
 

 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 3. Total de votos: 6712