Novo disco do Bicho do Paraná

Novo disco do Bicho do Paraná

Depois de sete anos sem apresentar disco novo, o cantor e compositor João Lopes está tirando do forno um novo trabalho com inéditas. Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o “bicho do Paraná” lança o CD “Vamos Cantar” com show gratuito na Fnac Curitiba. O show ainda terá um tempero especial: no dia seguinte ele completa 63 anos de idade e 35 de carreira.

Muito lembrado pela canção “Bicho do Paraná”, ícone da música paranaense, Lopes começou sua carreira nos anos 1970 ao lado de Ivo Rodrigues. O trabalho anterior dele foi “Bicho do Paraná Acústico”, de 2006.

O novo disco reúne 13 faixas, entre regravações e músicas novas, a maioria de autoria própria. Dentre as inéditas, “Deixe pra lá” foi escrita em quatro mãos com a esposa, Carmen Carolina, que também canta em algumas produções do marido. “Minhas músicas tratam de ecologia, da vida rural, dos amores do campo”, afirma Lopes. “São uma redação das minhas histórias de estrada”.

O processo de criação de “Vamos Cantar” começou em 2010, na chácara do cantor em São José dos Pinhais, onde vive. “Muita coisa foi gravada no meio do mato”, explica o Bicho do Paraná. “Usamos um trabalho acústico aproveitando o espaço como auxiliador do processo artístico”. A mixagem foi completada em Curitiba. “Não tenho pressa em lançar novos trabalhos, gosto de fazer tudo tranquilo, transmitindo minha calma às canções”, comenta.

A produção do novo disco é assinada pelos irmãos Claudio e Charlie Thompson que, ao lado de Gerson Marçal e Carmen Carolina, acompanham o músico nas apresentações. “Os dois levaram minha música aonde eu gostaria que ela estivesse”, conta Lopes. “Minhas melodias têm forte influência norte-americana pela poética, mas trata de coisas da terra, da vida, sem apologias, para ouvir e gostar”. As referências a outros artistas nas canções vão de Luiz Gonzaga e Tonico & Tinoco a Beatles e Bob Dylan. “Mas antes de tudo, defino meu trabalho como Música Popular Brasileira, pois é toda voltada ao país, à raiz”, completa João Lopes.

Aniversário

No dia seguinte à apresentação na Fnac, o artista completa 63 anos de idade e 35 de carreira. “Já gostava de escrever poemas e músicas, mas comecei a tocar com 28 anos, quando andava com Ivo Rodrguies e a turma de A Chave”, comenta sobre a clássica banda curitibana. “Ivo me convidou para o começo da carreira solo em 1978, e desde então não parei mais”. O Bicho do Paraná se apresentou no ano seguinte com Luiz Gonzaga, na turnê paranaense do músico. Ao longo da carreira, viajou não só pelo Brasil, mas passou por locais como as cidades suíças de Genebra e Montreux, palco de um dos maiores festivais de música do mundo, e Los Angeles.

Serviço

Lançamento do disco "Vamos Cantar" de João Lopes
Dia 24/05, sexta-feira às 19h30
Entrada Franca
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Não sabe onde ir hoje?

Rua Mateus Leme, 2204 Bom Retiro
Curitiba , PR

John Bull Pub

O John Bull Pub foi inspirado nos pubs londrinos e tornou-se referência em rock'n'roll ao vivo em Curitiba. A casa possui três ambientes: parte central onde está o palco, com camarotes; jardim de inverno e porão para um...
(41) 3252-0706
Avaliação:
Total de votos: 4769