Museus da Secretaria da Cultura abrem no Carnaval

Museus da Secretaria da Cultura abrem no Carnaval

Para quem estiver em Curitiba durante o feriado de Carnaval, a Secretaria de Estado da Cultura oferece exposições para agradar aos gostos mais variados, em seus museus. No sábado (18) e no domingo (19), os espaços funcionam em horário de fim de semana. Na segunda-feira (20) estão fechados para limpeza e manutenção. Na terça (21) e quarta (22) reabrem em horários especiais.

(*Clique na imagem ao lado para ver a tabela com os horários de funcionamento dos museus)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece diversas opções, com mostras que caminham pelas diferentes vertentes das artes. Entre elas estão: “Antanas Sutkus - Um olhar livre”, “Os Caprichos de Goya”, “MAP: Início do Acervo MON”, “Série Entrevistas”, “Translúcido - imagens e movimentos”, “Salão Paranaense: uma retrospectiva”, “Coleção Brasiliana Itaú”, “Mulheres no Acervo MON” e “De Valentim a Valentim”.

A Casa Andrade Muricy (CAM) apresenta duas exposições fotográficas. Uma delas, a mostra “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”, recupera a arte de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil. Também com trabalhos em exposição na CAM, Erich Salomon e Barbara Klemm são dois fotojornalistas que possuem fundamental importância para a cultura alemã. Cerca de 100 fotografias da dupla estão reunidas no trabalho “Zeitsprung - Salto no Tempo”.

As seis exposições em cartaz no Museu Paranaense abordam a história do Estado de diferentes formas. É possível acompanhar trabalhos sobre comunidades quilombolas, as mulheres intelectuais e artistas do Paraná, uniformes e armas militares, coleções de pratarias, louças e porcelanas e exposições de mobiliários e objetos antigos.

Parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) está exposto na mostra “Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná”, no próprio MAC. O espaço ainda abriga outras duas exposições, "Arabescos", de Larissa Franco, e "Organóides", de Paulo Carapunarlo.

No Museu Alfredo Andersen, o público tem a oportunidade de conferir os últimos dias das exposições “Andersen Retratista”, com retratos de personalidades locais feitos pelo artista, e “Imersão na Cor”, com obras que promovem uma releitura dos principais trabalhos do pintor norueguês.

Serviço

Horário de funcionamento dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura durante o Carnaval.

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262.

Museu de Arte Contemporânea – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328.

Casa João Turin – Rua Mateus Leme, 38. (41) 3223-1182.

Casa Andrade Muricy – Al. Dr. Muricy, 915. (41) 3321-4798

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300.

Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho, s/nº - anexo à Secretaria de Estado da Cultura. (41) 3321-4743.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231.

Centro Juvenil de Artes Plásticas – Rua Mateus Leme, 56. (41) 3323-5643.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná 

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 4918