Museu Oscar Niemeyer recebe 22 obras apreendidas na 17° fase da Operação Lava Jato

Museu Oscar Niemeyer recebe 22 obras apreendidas na 17° fase da Operação Lava Jato

Este é o quinto lote recebido pelo museu. O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu nesta terça, dia 11 de agosto, 22 obras apreendidas na 17° fase da Operação Lava Jato. Nomes como Di Cavalcanti, Claudio Tozzi, Manabu Mabe, Cícero Dias, Guignard, Volpi, entre outros, compõem a coleção.

Somando este quinto lote, o museu está com a guarda de 270 obras da Operação Lava Jato. Os quatro últimos lotes de obras entregues pela Polícia Federal foram recebidos entre maio de 2014 e maio de 2015.

Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, o museu sente-se lisonjeado pela confiança da Polícia. “Um dos motivos do museu receber as obras é por atender todos os requisitos museológicos internacionais. É importante para o Museu a confiança depositada pela Justiça Federal”, afirma.

O Museu Oscar Niemeyer foi a instituição escolhida pela Polícia Federal para abrigar estas obras por apresentar espaço técnico adequado para sua preservação e conservação. “O MON ser escolhido para salvaguardar estas obras de grande valor artístico deixa claro o reconhecimento e a importância do espaço para sociedade”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Não há, até a presente data, estimativa em relação ao valor financeiro dos quadros. Até decisão da Justiça Federal, as obras ficam sob a guarda do museu e passam pelos procedimentos técnicos: quarentena, higienização e limpeza.

Obras em Exposição

No dia 14 de abril foi inaugurada a mostra “Obras sob guarda do MON”, com um recorte de 48 obras apreendidas. Entre elas peças de Di Cavalcanti, Cícero Dias, Vik Muniz e Miguel Rio Branco. A exposição ficará aberta ao público até dia 1º de novembro.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$9 e R$4,50 (meia)
museuoscarniemeyer.org.br

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Seu voto foi 3. Total de votos: 4402