Mostra especial para comemorar aniversário de Curitiba

Mostra especial para comemorar aniversário de Curitiba

A Cinemateca de Curitiba promove, de 26 a 30 de março, a Mostra Especial Comemorativa do Aniversário de Curitiba. Serão exibidos filmes de diretores paranaenses que retratam aspectos da história, da sociedade e da cultura curitibana. Fazem parte da mostra as produções “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli, “O Sal da Terra”, de Elói Pires Ferreira, “Dois Sacos de Lixo”, de Yanco del Pino, e “Lance Maior”, de Sylvio Back.

“A programação escolhida presta uma homenagem a Curitiba. Todos os filmes contam histórias de pessoas que de alguma maneira fizeram parte da construção desta cidade”, explica a coordenadora da Cinemateca, Solange Stecz, responsável pela seleção dos filmes. “A mostra é também uma oportunidade para o público conhecer essas obras valorizando nossas produções”, diz. 

O documentário “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, tem o circo como cenário para as histórias de Salvador Graciano e Júlia Alves (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela), que formaram uma das duplas caipiras mais populares do Paraná. Eles são representados no filme por vários personagens e também pelos seus filhos Ivan e Rui, e pela neta Júlia.

A superprodução “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli, retrata momentos da vida do Barão do Serro Azul, um dos personagens da Revolução Federalista e da história política de Curitiba.  Fazem parte do elenco Giulia Gam, Herson Capri, Lima Duarte e Camila Pitanga.

A história de “O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira, narra o dia-a-dia de três personagens que têm suas vidas cruzadas – o padre, os caminhoneiros Miguel e Romeu e um andarilho. Na trama eles expõem seus dilemas particulares. Em “Dois Sacos de Lixo”, Yanco Del Pino reproduz trechos de filmes encontrados no lixo do Canal 4 em Curitiba.  O longa-metragem aguça a curiosidade do público ao mostrar imagens da vida de importantes personalidades da sociedade curitibana.

O reconhecido cineasta catarinense Sylvio Back, que desenvolveu parte de sua carreira no Paraná, e o seu primeiro longa-metragem “Lance Maior”, também estão na mostra. Com Reginaldo Farias e Regina Duarte, o filme foi realizado em Curitiba e lançado nacionalmente em 1968. A ação é centrada em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na Curitiba da época. A descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta pela sobrevivência são temas discutidos por Back nesse filme.

Serviço

Mostra Especial Comemorativa do Aniversário de Curitiba
De 26 a 30 de março, às 14h
Dia 26: “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli
Dia 27: “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli
Dia 28: “O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira
Dia 29: “Dois Sacos de Lixo”, de  Yanco del Pino
Dia 30: “Lance Maior”, de Sylvio Back
R$5 e R$2,50
Cinemateca de Curitiba
R. Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco
 
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Total de votos: 7140