Memórias, crônicas e declarações de amor

Memórias, crônicas e declarações de amor

O grupo atocontínuo volta ao FRINGE do Festival de Curitiba com sua nova trilha cênica a partir do álbum de Marisa Monte que comemora 15 anos.

O espetáculo é continuidade da pesquisa iniciada com [O] bloco do Eu sozinho (2011), quando pela primeira vez o grupo aborda o material fonográfico como possibilidade de fonte de dramaturgia para o teatro, produzindo uma “trilha cênica”. A escolha de Memórias, crônicas e declarações de amor como base dramatúrgica para este projeto parte de uma apreciação em comum do grupo pelo álbum. Além da possibilidade de exploração do discurso amoroso, a utilização desta obra popular de qualidade artística auxiliou o desenvolvimento criativo do espetáculo, permitindo a experiência e a reflexão coletivas. Com mais de um milhão de cópias vendidas na época de seu lançamento (2000), esse é o álbum mais conhecido de Marisa Monte. Em Memórias, Marisa resgata a história da canção de amor em composições de artistas como Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Cury, Tim Maia e Jorge Ben Jor.

O grupo

O Grupo Atocontínuo pesquisa a adaptação do texto teatral e novas matrizes, como o material fonográfico enquanto fonte para a criação. O coletivo surgiu em 2007 em São Paulo reunindo artistas interessados em investigar novas linguagens e forma do teatro contemporâneo. No início, foram dois exercícios cênicos:Sentidos e O homem: o seu amor. Ambos realizaram um circuito de festivais pelo estado de São Paulo. Em 2009, o Atocontínuo debruçou-se em uma investigação da obra de Jean-Paul Sartre com a montagem do espetáculo Três por quarto, livre adaptação da peça Entre quatro paredes, com temporadas em São Paulo e Guarulhos. Em 2011, estreou espetáculo O bloco do eu sozinho – a partir do álbum homônimo da banda Los Hermanos no Festival de teatro de Curitiba – FRINGE seguido de três temporadas em São Paulo Abril e Julho de 2011 no Espaço dos Satyros e Outubro de 2012 no Teatro Commune. Em 2014 estreia Kaddish primeira intervenção urbana do grupo a partir da obra de Allen Ginsberg.

Sinopse

Inspirado no álbum de mesmo nome da cantora Marisa Monte, o espetáculo "Memórias, Crônicas e Declarações de amor" fala sobre o amor e seus desdobramentos nos tempos atuais. Os atores discutem com o público as memórias de seus antigos amores e como eles se relacionam com as músicas do álbum.

Ficha Técnica

Direção: Rafael Truffaut
Dramaturgia: Danilo Dal lago
Elenco: Eder Bastos, Fernanda Hebe, Fernanda Otaviano, Simone Pierri, Tom Paranhos e Vanessa Ouros.
Sonoplastia: Rafael Truffaut e Fernanda Hebe
Fotografia e Arte Gráfica: João Hannuch
Produção: Eder Bastos

Serviço

Memórias, Crônicas e Declarações De Amor
Fringe - Festival de Teatro de Curitiba
Quando: 04/04/2015, às 20h e 05/04/2015, às 14h
Onde: Teatro Cleon Jacques - Endereço: R. Mateus Leme, 4.700, Abranches, Curitiba, CEP: 82210290 (no Centro de Criatividade, no Parque São Lourenço)
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 20 (½ entrada: R$ 10) - Bilheterias oficiais (Shoppings Mueller, Palladium e ParkShoppingBarigui) - Aceita dinheiro; cartão de crédito Visa, MasterCard, Diners, Amex e Aura; cartão de débito Visa Electron e MasterCard
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 5520