Marcelo Pretto em solo de percussão corporal e voz

Marcelo Pretto em solo de percussão corporal e voz

A Série Solo Música apresenta na próxima terça-feira (24) Marcelo Pretto, integrante dos grupos “Barbatuques” e “A Barca”. Cantor, que fez inúmeras participações em CDs de artistas como Ceumar, André Abujamra e Zeca Baleiro entre outros, é autodidata e realizará um concerto focado no corpo e na voz..

“Ele é um cantor excepcional e que em seu trabalho solo faz uma fusão entre os trabalhos do Barbatuques e da Barca. Canta música folclórica brasileira com  percussão corporal”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Série. Um exemplo disso são as músicas “Banzeiro grande” e “Maracá de Prata”, toadas de Bumba-Meu-Boi de Humberto de Maracanã, que devem abrir o show. Pretto faz também uso do “loop” em algumas músicas, recurso eletrônico que possibilita que ele faça uma justaposição de vozes ao vivo.

Parte do show foi mostrada por Marcelo na França, onde ele abriu shows da cantora Camille, que também faz uso da percussão corporal. Um quarto do show será absolutamente inédito, podendo abrir até para improvisos e na interação com a platéia, algo comum em shows de Bobby McFerrin, o artista que mais popularizou os recursos da percussão corporal.

Marcelo Pretto é cantor autodidata. Membro fundador da Barca há mais de dez anos, pertence ao Barbatuques há doze. Em 2006, com seu trabalho solo, foi convidado por um grupo de músicos da Nova Zelândia para participar dos concertos do projeto OE:Brazil, que reuniu músicos de renome como Zimbo Trio e Max de Castro, com apresentações em Wellington e Auckland. Nesse mesmo ano, participou do festival "Villes et Musiques du Monde" onde realizou oficinas e  shows "solo" que abriram concertos de artistas importantes no campo da World Music, como Touré Kunda e Souad Massi.

Participou do festival Musicas Del Sur, em Buenos Aires, em shows que tiveram participações ilustres como o Aca Seca Trio, Martin Buscaglia e Santiago Vasquez. Concorreu ao Prêmio Visa em 2002 como melhor cantor, e ficou entre os cinco finalistas, e foi premiado como melhor intérprete no Festival da Cultura em 2005.

Serviço

 
Série Solo Música – Marcelo Pretto (voz e percussão corporal)
Dia 24/04, terça-feira às 20h
R$10 e R$5 (meia)
CAIXA Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
(41) 2118-5111

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 3. Total de votos: 5946