Mais arte nas praças de Curitiba

Mais arte nas praças de Curitiba

Durante a semana, no horário das 12h às 14h, as praças Osório, Rui Barbosa, Santos Andrade, Carlos Gomes e Zacarias transformam-se em palco para apresentações artísticas. A partir de junho, esses locais também poderão ser ocupados pelos artistas no horário das 18h às 20h, ampliando as oportunidades de manifestar a sua arte.

O uso das praças e logradouros públicos é coordenado pelo núcleo da Fundação Cultural de Curitiba, com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Administração Regional da Matriz. Vários encontros já foram promovidos entre os artistas e representantes da Prefeitura para organizar a ocupação desses espaços, segundo as normas previstas em leis e decretos municipais. Os artistas também estão sendo cadastrados, possibilitando o agendamento e acompanhamento das atividades.

Para se apresentar, os interessados precisam fazer inscrição prévia no núcleo da FCC na Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa). Devem encaminhar material que comprove a sua atividade (CD, DVD, jornal, revista, registros de imagem e/ou audição pré-agendada) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

Atualmente estão cadastrados 25 artistas das áreas de música, teatro e circo. Em abril de 2010, quando a Fundação Cultural iniciou o procedimento de agendamento das apresentações em praças, eram seis músicos cadastrados, que utilizavam apenas o espaço da Praça Osório. Desde então, mais praças passaram a ser ocupadas e, agora, também em novos horários, conforme  solicitação feita pelos próprios artistas na última reunião que tiveram com os representantes da Prefeitura, no dia 25 de abril. 

De acordo com Crizanto Westphalen, chefe do núcleo da Fundação Cultural, essa mediação tem sido importante para aperfeiçoar o atendimento aos “artistas em trabalho de rua”, como preferem ser denominados. “Assim, vamos construindo uma mudança de conceito e comportamento em relação a essa classe, que merece ter o seu talento valorizado”, afirma Crizanto.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 6074