Lançamento do CD “José da Cruz (1897-1952) - O Sabiá Paranaense”

Lançamento do CD “José da Cruz (1897-1952) - O Sabiá Paranaense”

Lançamento do álbum inédito une música e história no Teatro Positivo. Show promete emocionar os amantes da música paranaense.

O Teatro Positivo recebe, no dia 01 de novembro, às 19 horas, o lançamento do álbum “José da Cruz (1897-1952) - O Sabiá Paranaense”. Fruto de extensa pesquisa, o show apresentará faixas inéditas do maestro José da Cruz, interpretadas por uma jazz-band formada exclusivamente e composta por 19 importantes músicos da cena curitibana.

Neto do imigrante polônes e professor de música Jerônimo Durski, José da Cruz foi compositor, arranjador, professor, copista, flautista e saxofonista que viveu em Curitiba de 1897 a 1952. Sua obra, apesar de extensa, ficou por muito tempo desconhecida e teria continuado no anonimato se não fosse pela descoberta, em 2008, de mais de 2.000 registros musicais, até então resguardados com a família do maestro.

“Este show visa celebrar o reaparecimento da memória e obra deste compositor e maestro, até então, anônimo dentro do processo histórico paranaense”, afirma o diretor musical e pesquisador, Tiago Portella. Autor do projeto, desenvolvido ao longo de cinco anos, Portella foi minucioso na escolha do repertório. “Serão apresentados neste show 14 músicas autorais do compositor, enfocando a característica popular de sua obra: choro, valsa, samba, lundu, fox-trot, dobrado, schottisch, cateretê, entre outros”.

As performances dos músicos levarão o público numa viagem emocionante pela sonoridade da música paranaense produzida durante a primeira metade do século XX. Para isso, sobem ao palco Zélia Brandão no flautim e flauta; Odacir Mazzarolo, no oboé; Benê Chireia na harmônica; Daniel Miranda no clarinete e sax alto; Sergio Freire no sax soprano; Marcelo Teixeira no sax tenor; Douglas Chiullo e Audryn Souza nos trompetes; Osmário Estevan Jr. no trombone e eufônio; Carla Zago e Lígia Passos nos violinos; Israel Álvares Lima no cello; Marília Giller no piano; Lucas Melo no violão 7 cordas; Tiago Portella no cavaquinho e violões; Wagner Bennert no contrabaixo; Otto Lenon na percussão; Ian Giller Branco na bateria; e Liane Guariente e André Souza nos vocais.

** O disco “José da Cruz (1897-1952) - O Sabiá Paranaense” foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e contou com o patrocínio do Grupo Positivo.

Serviço

Lançamento do álbum “José da Cruz (1897-1952) - O Sabiá Paranaense”
Data: 01 de novembro de 2015
Horário: 19 horas
Local: Pequeno Auditório do Teatro Positivo
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) - a venda na bilheteria do teatro 60 min. antes do início do show.
www.sabiaparanaense.com.br

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5544