Fundação Cultural de Curitiba promove torneios de xadrez nas regionais

Fundação Cultural de Curitiba promove torneios de xadrez nas regionais

Começa neste sábado (5), no bairro Uberaba, o Torneio Aberto de Xadrez, que será promovido pela Fundação Cultural de Curitiba durante o mês de maio e início de junho em quatro regionais.  O primeiro torneio será realizado na Escola Municipal Guilherme Braga, a partir das 14h. Os próximos serão nos bairros CIC (12 de maio), Sítio Cercado (19 de maio) e São Lourenço (2 de junho).

Para o idealizador do projeto, Wilson da Silva, graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, o torneio busca estender as atividades do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, localizado no centro da cidade, para os bairros e, dessa forma, criar um elo entre as aulas do clube e as Regionais. “No primeiro contato com a comunidade, a competição tem o objetivo de revelar talentos, novos jogadores, multiplicadores e popularizar a prática do xadrez”, explica Wilson.

O atual campeão paranaense de xadrez, Bolívar Gonzalez, participará dos torneios nas Regionais. Bolívar joga há 20 anos e conta que seu primeiro contato com o xadrez foi na adolescência, lendo livros.  Tem titulação de mestre internacional e também é árbitro. “Para a comunidade, o torneio é uma oportunidade. O xadrez educa a mente”, diz Bolívar.

Em cada Regional estarão disponíveis 20 vagas. Serão realizados torneios relâmpagos com duração de 15 minutos e cada jogador terá cinco minutos para fazer os lances. Todas as atividades terão o acompanhamento do professor Wilson da Silva, que fará reuniões periódicas de avaliação com a equipe. As medalhas para os três melhores enxadristas de cada torneio serão fornecidas pela Federação de Xadrez.

Serviço

Torneio Aberto de Xadrez
Regional Cajuru: 5 de maio
Escola Municipal Guilherme Braga
Rua Simão Brante, 1735, Uberaba

Regional CIC: 12 de maio
Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Agenor Pierre, s/n, CIC

Regional Bairro Novo: 19 de maio
Escola Municipal CEI Prof. José Cavallin
Rua Padre Emília Riquelme, 859, Sítio Cercado

Centro de Criatividade de Curitiba: 2 de junho
Av. Mateus Leme, 4700, São Lourenço

Horário: 14h
Inscrição: gratuita

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Praça Generoso Marques Centro
Curitiba , PR

Paço da Liberdade

Construído no início do século XX e após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense, o prédio da antiga Prefeitura de Curitiba foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a...
(41) 3234-4200
Avaliação:
Total de votos: 4833