
Exposição faz parte do projeto “Memórias do Quintal”, que possibilitou ao fotógrafo uma imersão em espaços sociais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba.
A Biblioteca Pública do Paraná inaugura, na próxima terça-feira (12), a mostra Memórias do Quintal, do fotógrafo curitibano Guilherme Pupo. As imagens foram realizadas a partir de um projeto (homônimo ao título da exposição) que visa resgatar expressões lúdicas tradicionais dos bairros de Curitiba.
A proposta original, coordenada por Adriane Havro e Luis Teixeira, pesquisadores da cultura da infância, possibilitou uma imersão em espaços sociais como praças, áreas públicas de lazer, ruas, terrenos e quintais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, localidades do extremo sul da cidade. A cenografia é de Ricardo Garanhani e design de Adriana Alegria.
“O mais interessante foi descobrir que dentro de um grande centro urbano como Curitiba ainda conseguimos encontrar crianças brincando na rua, com brincadeiras e brinquedos tradicionais que ainda não se perderam mesmo com tantos estímulos tecnológicos”, diz Pupo, que fez cerca de 3 mil imagens ao longo do trabalho. “O mais difícil foi chegar às 30 fotos da exposição — tivemos que deixar muitas coisa de fora.”
O projeto da exposição foi realizado pela instituição Malasartes — Educação Sensível, que promove ações de incentivo ao brincar e à leitura, e teve o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A mostra segue até 20 de maio.
Serviço
Exposição Memórias do Quintal, de Guilherme Pupo
De 12 de abril a 20 de maio
Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h
Entrada gratuita