Fotos de Guilherme Pupo resgatam brincadeiras de rua em Curitiba

Fotos de Guilherme Pupo resgatam brincadeiras de rua em Curitiba

Exposição faz parte do projeto “Memórias do Quintal”, que possibilitou ao fotógrafo uma imersão em espaços sociais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba.

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura, na próxima terça-feira (12), a mostra Memórias do Quintal, do fotógrafo curitibano Guilherme Pupo. As imagens foram realizadas a partir de um projeto (homônimo ao título da exposição) que visa resgatar expressões lúdicas tradicionais dos bairros de Curitiba.

A proposta original, coordenada por Adriane Havro e Luis Teixeira, pesquisadores da cultura da infância, possibilitou uma imersão em espaços sociais como praças, áreas públicas de lazer, ruas, terrenos e quintais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, localidades do extremo sul da cidade. A cenografia é de Ricardo Garanhani e design de Adriana Alegria.

“O mais interessante foi descobrir que dentro de um grande centro urbano como Curitiba ainda conseguimos encontrar crianças brincando na rua, com brincadeiras e brinquedos tradicionais que ainda não se perderam mesmo com tantos estímulos tecnológicos”, diz Pupo, que fez cerca de 3 mil imagens ao longo do trabalho. “O mais difícil foi chegar às 30 fotos da exposição — tivemos que deixar muitas coisa de fora.”

O projeto da exposição foi realizado pela instituição Malasartes — Educação Sensível, que promove ações de incentivo ao brincar e à leitura, e teve o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A mostra segue até 20 de maio.

Serviço

Exposição Memórias do Quintal, de Guilherme Pupo
De 12 de abril a 20 de maio
Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h
Entrada gratuita

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 160 Centro
Curitiba , PR

Teatro Barracão EnCena

O Teatro Barracão EnCena teve sua inauguração no dia 21 de março de 2007. É um espaço cultural planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. Com projeto...
(41) 3223-5517
Avaliação:
Total de votos: 1259