Foco na cultura local

Foco na cultura local

Nesta quinta-feira o Sesi inicia sua programação musical para 2012. A proposta da edição de carnaval do Sesi Música dá pistas da intenção da instituição para a programação cultural nesse ano: valorizar e fomentar a cena local. Esse direcionamento não é somente para a música, mas também acontecerá nas artes visuais, artes cênicas e cinema.

O Sesi é o Serviço Social da Indústria e está ligado ao Sistema FIEP - Federação das Industrias do Estado do Paraná. Seu foco de ação são os trabalhadores dessas indústrias, “o que não quer dizer que não pensamos na comunidade”, diz Anna Paula Zétola, gerente de cultura do Sesi Paraná. Durante entrevista realizada na última terça-feira, Anna demonstrou o interesse da instituição em investir cada vez mais na cultura no Estado, acreditando em seu poder de transformar a sociedade.

Além dos tradicionais shows com grandes artistas da música popular brasileira que acontecem no Auditório Mario de Mari, localizado na Avenida das Torres, doze outros espetáculos serão realizados através do projeto Circuito Cultural Sesi, projeto de circulação de espetáculos musicais e de artes cênicas pelas unidades do Sesi espalhadas pelo Paraná. Outra importante iniciativa é o Festival Sesi Música, que tem por objetivo revelar artistas da indústria através de cinco etapas regionais e uma estadual, dividido nas categorias composição e interpretação.  Além do incentivo aos artistas, Anna comentou sobre novos espaços, como um teatro de 130 lugares em São José do Pinhais, obra realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do município, e da pretensão de oferecer um espaço de mesmo porte no bairro do Portão, ainda em negociação.

Assim como o Centro Cultural Sistema FIEP, inaugurado ano passado na sede do Sesi na Avenida Candido de Abreu, essas locações abrigarão apresentações de artistas locais, para que sejam cada vez mais reconhecidos pelo público. “Nossa intenção é ampliar esse repertório, fazer com que essas pessoas conheçam outros universos”, disse Anna.

Incentivar o processo criativo também é um dos focos da instituição, com propostas como a do Núcleo Sesi de Dramaturgia, criado em Curitiba em 2009 para a descoberta e desenvolvimento de novos dramaturgos, que esse ano passa a ter como realizador também o Teatro Guaíra. Além da dramaturgia, o projeto contará com um Núcleo de Encenadores, que abre 15 vagas para diretores e 20 para atores:

“A ideia é trabalhar com a dramaturgia produzida pelo núcleo, olhando para essa nova dramaturgia não como uma escrita de gabinete, mas com o olhar contemporâneo necessário para esses textos. A intenção é que o processo seja mostrado mês a mês, a partir de junho, através de leituras e montagens.”

Anna comentou ainda que o Núcleo não está restrito à capital, oferecendo atividades  uma vez por mês em Maringá, Londrina, Ponta Grossa, União da Vitória e agora também em Guarapuava e São José dos Pinhais. A coordenação do Núcleo é de Roberto Alvim, que contará com Diego Marchioro na produção executiva e com Rogério Toscano como orientador da turma de iniciantes.

Outra novidade é a parceria entre o Sesi Paraná e a empresa Olho Vivo, que pretendem lançar até o final de maio, durante o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, o Núcleo de Dramaturgia para Cinema.  O novo projeto funcionará nos moldes do Núcleo de Dramaturgia, contando com a oficina regular e palestras mensais de grandes nomes do cinema nacional.

As inscrições aos interessados em participar do Núcleo de Damaturgia e Encenação em Curitiba estão abertas até 10/03, no site do projeto. Até o fim de março deve ser lançado o edital para o 2º Salão de Arte Contemporânea Sesi Cultural, que irá ocupar o Centro Cultural do Sistema FIEP a partir do segundo semestre.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 629 Largo da Ordem
Curitiba , PR

Teatro Lala Schneider

O Teatro Lala Schneider  é conhecido por seus espetáculos sempre lotados e também pelo curso de artes cênicas, que já revelou grandes nomes da cena nacional. O local é de iniciativa privada e foi fundado em 1994 pelo...
(41) 3232-4499
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5819