Exposições de fotografias nos espaços da SEEC

Exposições de fotografias nos espaços da SEEC

Quem gosta de apreciar as imagens feitas por renomados fotógrafos pode aproveitar o período de férias para visitar as diversas exposições nos espaços da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC). A Casa Andrade Muricy (CAM) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) abrigam mostras de fotografias que abordam diversos temas no cenário mundial e local.

Casa Andrade Muricy - Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná organizam a exposição “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. Na mostra é possível observar 62 fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades em seu entorno foram vistas pelas lentes do fotógrafo. A exposição, que tem entrada gratuita, está em cartaz até o dia 11 de março na Casa Andrade Muricy.

Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam uma exposição complementar com 20 imagens, intitulada "Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück".

Também até 11 de março na CAM está aberta para visitação a exposição “Zeitsprung - Salto no Tempo”, com cerca de 100 fotografias de Erich Salomon e Barbara Klemm. Os dois fotojornalistas possuem fundamental importância para a cultura alemã. O primeiro retratou de forma ímpar grandes acontecimentos políticos nas décadas de 1920 e 1930 e é considerado o pai do fotojornalismo político moderno. Já Barbara capturou momentos históricos focando o lado social e psicológico das personagens.

Museu Oscar Niemeyer – A Série Entrevistas, projeto editorial desenvolvido no jornal Gazeta do Povo de julho a novembro de 2011, é exibida em novo suporte. São fotos de 23 personalidades ligadas ao Paraná expostas nos quatro pisos da Torre de Fotografia do MON, acompanhadas de textos de José Carlos Fernandes, repórter e editorialista da Gazeta do Povo, que divide a curadoria da mostra com Alexandre Mazzo, editor de fotografia do veículo.

O público que já leu as entrevistas, divulgadas nas edições de domingo, terá agora a oportunidade de revisitar o conteúdo nas paredes do museu, com fotos ampliadas. A museografia inclui iluminação e o efeito da arquitetura do prédio. O conteúdo jornalístico, portanto, ganha novo recorte. Quem ainda não conhece a proposta terá a oportunidade de se deparar com essa matéria de memória, legado para o futuro, no tempo presente.

Serviço

“Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”; “Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück", de Tânia Buchmann e Charly Techio; “Zeitsprung - Salto no Tempo”, de Erich Salomon e Barbara Klemm.

Até 11 de março.
Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915, Centro – Curitiba/PR).
Entrada gratuita.
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
Informações: (41) 3321 4798.

“Série Entrevistas”
Até 26 de fevereiro de 2012.
Torre do Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico – Curitiba/PR).
Informações (41) 3350 4400.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18 horas.

Ingressos: R$4 e R$2 (meia). No primeiro domingo de cada mês o ingresso é gratuito.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
 

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 6300