Em busca do amor e da chuva

Em busca do amor e da chuva

Depois de estrear a nova temporada no último domingo, o Teatro para Piás e Gurias, projeto do Teatro Guaíra, já tem agendada a próxima atração: “Buanga, a Noiva da Chuva”, peça vencedora em duas categorias do Troféu Gralha Azul (Direção de Espetáculo para Crianças e Sonoplastia). A apresentação será neste domingo (11), às 11 horas, no Teatro José Maria Santos. Os ingressos custam R$ 5 e crianças até 12 anos não pagam.

A encenação de “Buanga, a Noiva da Chuva”, da Companhia Karagozwk, une linguagem do teatro de sombras com a música do compositor Celso Piratta. A característica principal é o refinamento criado pelas sombras dos recortes aliados aos corpos dos atores animadores e bailarinos que se transformam em figuras, desenhos e imagens.

O texto é inspirado em um conto extraído da literatura oral africana sobre as meninas que eram obrigadas a cumprir isolamento de tudo e de todos em montanhas distantes. O ritual religioso, cercado de crenças tribais, era realizado para que as chuvas voltassem.

O Conto

A bela menina africana chamada Buanga, que brincava com seu amigo Demba, filho do maior caçador da tribo foi escolhida pelo curandeiro Songa, o fazedor de chuvas para ser a Noiva da Chuva, já que fazia muito tempo que não chovia. Sua mãe chorava sem parar porque sabia que ela e sua filha teriam que
viver no alto da montanha, sozinhas, para o resto da vida. Mas mesmo assim cumpriram a ordem, subiram e as chuvas voltaram.

Mas Demba, o amigo de infância, cresceu inconformado com a promessa silenciosa que fez a si mesmo de um dia subir a montanha para salvar Buanga. Agora que se tornou um forte e bravo caçador, percebeu que era a hora de cumprir a promessa, buscar sua amada e juntos enfrentar a ira dos deuses da chuva e desafiar a tradição de sua tribo, tudo em nome do amor.

Serviço

Projeto Teatro para Piás e Gurias – “Buanga, a Noiva da Chuva”.

Dia 11 de março (domingo), às 11 horas.

Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 165, Curitiba)

Ingressos: R$ 5. Entrada franca para menores de 12 anos. Os
ingressos serão distribuídos no local uma antes do início do espetáculo.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultural - SEEC

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 6982