Duas mostras inéditas no país estão em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Duas mostras inéditas no país estão em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Obras do surrealista cubano Wifredo Lam e fotografias da União Soviética vieram unicamente para o MON.

Duas exposições inéditas no Brasil podem ser vistas no Museu Oscar Niemeyer (MON): “Wifredo Lam: o espírito da criação” e “A União Soviética através da câmera”. Algumas das obras estão expostas pela primeira vez no país e vieram apenas para Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer.

“Wifredo Lam: o espírito da criação” fica em cartaz até 13 de setembro e reúne 80 obras pertencentes ao acervo do Museu de Belas Artes de Cuba. A exposição enfatiza a natureza experimental do trabalho do artista, o desenvolvimento progressivo por meio de diferentes fases, sua estreita relação com as culturas marginalizadas e a transposição poética que realiza destas na sua pintura a partir do seu domínio absoluto do cubismo e surrealismo. As obras em exposição são do período de 1939 a 1976. O curador Roberto Cobas ressalta: “O surrealismo do artista traz uma adaptação de elementos procedentes do cubismo e do surrealismo ao universo poético dos cultos afro-cubanos”.

Já a mostra “União Soviética através da câmera” traz cerca de 200 imagens em preto e branco feitas por seis importantes fotógrafos da URSS. As fotografias são do período de 1956 a 1953. Os curadores Maria Vragova e Luiz Gustavo Carvalho explicam o conceito da mostra: “Por meio do olhar de seis fotógrafos diferentes, a exposição propõe uma reflexão sobre a vida cotidiana deste 'país fantasma', do Degelo de Khruschev à Perestroika de Gorbatchev, assim como sobre o papel singular exercido pela fotografia na sociedade soviética pós-stalinista”, afirmam.

Retrospectiva

Também está em cartaz no MON uma grande mostra do artista Luiz Sacilotto.  São 134 obras, em uma retrospectiva do trabalho do artista, compostas entre 1949 até seu falecimento, em 2003. A mostra fica em cartaz até 4 de outubro, na sala 6.

O público também pode aproveitar para visitar as exposições: “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”, além mostra com obras do acervo do museu, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, que ocupa as salas 8 e 9.

“União Soviética através da câmera”

Foto Antanas Sutkus

Foto Vladimir Lagrange “Jovens Bailarinas”.

Wifredo Lam- o espírito da criação”

Serviço

“Wifredo Lam: o espírito da criação”
Sala 01
Até 13 de setembro de 2015

“União Soviética através da câmera”
Sala 07
Até 25 de outubro de 2015

Terça a domingo
10h às 18h
Venda de ingressos: até 17h30
Permanência no museu: até 18h
Entrada: R$9 e R$4,50 (meia-entrada)
Entrada franca para menores de 12 anos e maiores de 60.
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba- PR
www.museuoscarniemeyer.org.br
Facebook e Twitter: /monmuseu

Não sabe onde ir hoje?

Rua Benjamin Constant, 400 Centro
Curitiba , PR

Café Parangolé

Estamos abertos todos os dias! De segunda a sexta: das 11h30 as 14h30 (almoço da Conchero - Confraria dos Chefs Roqueiros) Todos os dias: das 18h00 a 01h00 (Venha jantar e de QUINTA a DOMINGO aproveite para escutar o...
(41) 3092-1171
Avaliação:
Total de votos: 3808