Domingo tem concerto para crianças

Domingo tem concerto para crianças

O terceiro concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná dedicado às crianças será no próximo domingo (20), às 10h30, no Guairão. Desta vez sob a regência da maestrina convidada Simone Menezes, o repertório é composto por trechos de obras como A Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes e A Branca de Neve.

O espetáculo também conta com a participação do palhaço Sarrafo, que brinca e anima o público durante as apresentações. E, como nos outros concertos, as crianças estão convidadas a se fantasiar e levar algum instrumento, que pode até ser feito em casa.

As três primeiras peças do programa são do compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky: O Quebra Nozes, baseada em um conto infantil sobre uma menina e seu boneco que vira príncipe; O Lago dos Cisnes, um conto de fadas com princesa, príncipe e até um bruxo, que, apesar dos encontros e desencontros, termina em um final feliz. E, a terceira peça de Tchaikovsky, A Bela Adormecida: a princesa Aurora é enfeitiçada e adormece profundamente até que um príncipe encantado aparece para acordá-la com um beijo.

Do segundo compositor do programa, Nikolai Andreievich Rimsky-Korsakov, serão apresentadas duas obras. A primeira é Schehezade (O conto do príncipe Kalender), personagem que vence a morte contando histórias fantásticas ao Sultão durante mil e uma noites, até abrandar seu coração. Também será apresentado um trecho da ópera Branca de Neve, baseada no texto teatral com o mesmo nome, a qual é uma lenda sobre o inverno e a primavera numa província russa imaginária.

O concerto encerra com os dois primeiros movimentos da obra Quadros de uma Exposição, de Modeste Petrovich Mussorgsky, que descreve de forma metafórica uma visita à exposição de quadros do arquiteto e pintor Viktor Hartmann, grande amigo do compositor. No primeiro movimento, A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha, descreve a moradia de uma velha feiticeira do folclore russo. No segundo movimento, A grande porta de Kiev, a composição fala de uma porta para a cidade de Kiev.

Simone Menezes – Regente brasileira, aluna de John Neschling e Colin Metters, já dirigiu orquestras na França, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Rússia, além de importantes orquestras brasileiras. Esta é a primeira vez que se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Em 2004 venceu o concurso da Orquestra Sinfônica da USP onde assumiu o posto de regente assistente. Em 2008, assumiu a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Além do repertório tradicional, Simone Menezes se dedica também a divulgação de compositores latino-americanos.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Paraná – Domingo tem concerto para crianças III - Regência: Maestrina Simone Menezes
Dia 20/05, domingo às 10h30
R$ 10 e R$ 5 (meia)
Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto
Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro
41 3304 7982

Fonte: Centro Cultural Teatro Guaíra

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Total de votos: 7134