Domingo é dia de bandeira branca no Largo da Ordem

Domingo é dia de bandeira branca no Largo da Ordem

Se você já participou do pré-carnaval do Largo da Ordem, sabe que descendo o relógio das flores é a hora de ouvir: “... Vem meu amor/bandeira branca/ eu quero paz”. Esse é o título da campanha lançada na manhã desta quinta-feira pelo bloco Garibaldis e Sacis. A campanha foi desenvolvida pela agência Getz, que foi procurada pelo bloco para começar uma parceria no início de 2013, antecipada por conta dos acontecimentos do último domingo.

Para levantar o astral e virar a página do último domingo, o Garibaldis e Sacis convocam seu foliões para irem de branco, levar flores e conferir as dica no Manual do Folião, que começa a ser divulgado hoje, quinta feira. Nele há trechos das marchinhas cantadas pelo bloco relacionadas a dicas de como brincar o pré carnaval na paz.

Bina Zanette ressaltou que o bloco está na batalha para que nesse “domingo exista segurança efetiva, já que isso é direito dos cidadãos”. Os Garibaldis e Sacis esperam o agendamento com o secretario de segurança, além de terem participado de uma reunião às 16:00 com o comando da Polícia Militar, que confirmou o Largo da Ordem como local da festa do próximo domingo.

Apesar de toda tradição, Maurício Ramos, proprietário da agência Getz, diz que esse domingo será diferente, pois a marchinha Bandeira Branca irá “abrir o bloco, vai fechar também, mas vai abrir para convidar ao clima de paz, de alegria, de diversão, de cultura que é o que o Garibaldis e Sacis tem pregado nesses anos todos”.

Maurício ressaltou durante a coletiva que o Brasil possuí diversos “exemplos de blocos de carnaval que são patrocinados e fazem trabalhos sociais muito importantes”. A parceria foi concretizada pela conclusão de que “o Garibaldis e Sacis já tem um produto cultural muito importante de estímulo aos artistas e de atuação social mesmo, e que isso pode ser ampliado brutalmente nos anos seguintes”.

Tanto para Itaercio Rocha como para Luiz Nobre, ambos organizadores do Garibaldis e Sacis, tudo o que aconteceu faz parte do processo de aprendizado, de como todos estão aprendendo a fazer o pré carnaval. Por esse motivo, e também pela falta de clareza na relação do poder público com o bloco, já era notada a necessidade de uma ação educativa, que começa a ganhar forma com o lançamento de hoje.

Além da ação educativa a intenção da parceria é conseguir patrocínio da iniciativa privada já para 2013, além de reforçar que o “Garibaldis e Sacis produz no Largo da Ordem arte, cultura, a oportunidade do encontro, a oportunidade da harmonia e a festa para todos. Sem distinção nenhuma. Cada vez mais vemos pessoas das mais diversas regiões da cidade, e não há imagem mais bonita do Largo da Ordem, pra mim, que a multidão cantando “Bandeira Branca”... é de arrepiar. Quem já viu sabe que é de arrepiar”, finalizou a coletiva Itaercio Rocha.

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 160 Centro
Curitiba , PR

Teatro Barracão EnCena

O Teatro Barracão EnCena teve sua inauguração no dia 21 de março de 2007. É um espaço cultural planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. Com projeto...
(41) 3223-5517
Avaliação:
Total de votos: 1446