Diretor convida artistas curitibanos para performarem em sua obra

Diretor convida artistas curitibanos para performarem em sua obra

O diretor e dramaturgo argentino Juan Manuel Tellategui estreia no Festival de Teatro de Curitiba nesta 25ª edição. Para dialogar com a cena artística local, ele resolveu convidar três artistas curitibanos para performarem em sua obra. Ele encena sua peça "Hermanas Son lasTetas", protagonizada pelas atrizes brasileiras Lauanda Varone e Liza Caetano, entre 31 de março e 3 de abril de 2016, no Solar do Barão, como um dos destaques do Fringe.

"O Festival de Teatro de Curitiba é um dos mais importantes da América Latina. Cria um espaço de intercâmbio interessante não só para os espectadores da cidade e frequentadores do evento como também para os artistas. Em Curitiba, as inquietudes do teatro se respiram no ar", afirma o diretor.

Como a peça tem um número performático, para as apresentações em Curitiba, Tellategui, que performará ele próprio na primeira sessão, convidou integrantes da trupe curitibana Selvática Ações Artísticas para participações especiais nas outras três sessões em Curitiba. A atriz e cantora Simone Magalhães e os atores Stéfano Belo e Patricia Cipriano estão confirmados. O argentino revela que é admirador do grupo paranaense.

"Na primeira vez que participei como espectador do Festival de Curitiba, em 2013, assisti à peça 'Wunderbar', que a Selvática apresentou no Fringe. Fiquei impressionado com o trabalho e passei a acompanhar a companhia e depois conheci a Casa Selvática em 2015", conta o diretor. "'Hermanas' sempre convida performers.  Quando decidimos ir a Curitiba, a Selvática veio imediatamente à mente, porque creio que seu trabalho tem uma relação direta com a proposta de encenação. Estou honrado que tenham aceitado o convite para este intercâmbio", complementa.

A obra celebra os 20 anos de carreira do argentino e é a primeira escrita e dirigida por ele no Brasil, sendo uma coprodução entre Argentina e Brasil, com a Las Tetas Cia. de Teatro, fundada por ele.

Conta a história de duas irmãs atrizes rivais , Angustias e Magdalena, que precisam trabalhar juntas para tentar reconquistar o sucesso. "É uma peça que fala de como as relações pessoais/familiares podem ser afetadas quando estão atravessadas pelo sistema de trabalho e as formas de produção em um determinado contexto social", declara Tellategui.

As atrizes ajudaram na composição da obra. "O Juan tem um humor peculiar, consegue passar para o papel seu lado crítico com uma boa pitada de descontração. É muito sagaz e foi bebendo na gente", afirma Lauanda Varone, ressaltando o humor presente no espetáculo.

A peça dialoga ainda com o cinema. "Assistimos Almodóvar e nos debruçamos sobre a relação das irmãs em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?. Transpusemos isso para nossa realidade e estabelecemos um estado de jogo até chegar na 'irmandade' necessária", explica Liza Caetano. A atriz reforça a integração latino-americana. "Somos todos latino-americanos e tivemos um diretor argentino que norteou a melhor forma de retratar a essência latina ", pontua.

Serviço

Peça "Hermanas Son las Tetas" no Fringe do 25º Festival de Teatro de Curitiba
Direção e dramaturgia: Juan Manuel Tellategui
Elenco: Lauanda Varone e Liza Caetano
Artistas convidados: Simone Magalhães, Stéfano Belo e Patricia Cipriano, da Selvática Ações Artísticas
Iluminação: Osvaldo Steavnv
Sonoplastia: Juan Manuel Tellategui
Cenografia e produção: Juan Manuel Tellategui e Las Tetas Cia. de Teatro

Quando

31/03/2016 - Quinta - 17h30
01/04/2016 - Sexta - 20h30
02/04/2016 - Sábado - 11h
03/04/2016 - Domingo - 14h30

Onde

Solar do Barão (sala Scabi) - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba - Tel. 41 3321-3334
Duração: 60 minutos
Quanto: R$ 10
Classificação etária: 12 anos

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5119