Debatendo o Festival de Curitiba

Debatendo o Festival de Curitiba

Depois de passar por São Paulo, Belo Horizonte e Recife, o projeto "Debates Vivo EnCena", que compõe o Programa Cultural Vivo EnCena, chega ao Festival de Teatro de Curitiba. Com o objetivo principal de atuar como ferramenta para a criação de novas pontes e possibilidades sustentáveis a partir da Mostra Fringe, os debates, com curadoria e mediação de Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, acontecem entre os dias 30/03 e 01/04 e reúnem estudiosos e artistas que tratam sobre os conceitos atuais de sustentabilidade, gestão cultural, economia criativa e sociedade em rede. E, também com os artistas representantes de grupos do Festival em 2012, compartilham novos caminhos para transformar possibilidades em realidades. Os encontros acontecem no Memorial de Curitiba, no lounge da Vivo.

Por meio de palestras e mesas redondas, o projeto “Debates Vivo EnCena” estimula o acesso ao conhecimento, reflexão e transformação a partir das artes cênicas. "É uma oportunidade especial de inserirmos a discussão sobre a cultura e o teatro dentro do cenário artístico nacional, a partir de uma mostra singular e cada vez mais precursora para os grupos", destaca Expedito Araujo, curador do projeto.

Programação

Dia 30/03, às 17h: "Prognósticos da Contemporaneidade para o Teatro".

Com Ana Carla Fonseca, consultora, palestrante internacional e autora de vários livros referenciais em economia criativa; Luis Fernando Guggenberger, gerente da área de Debates e Conhecimento da Fundação Telefônica e autodidata sobre Redes Sociais e inovação; e Rômulo Avellar, consultor do Grupo Galpão e autor do livro "O Avesso da Cena".

Dia 31/03, às 17h: "Cultura e Mercado: Novos Conceitos?".

Com Marino Junior, ator, diretor e produtor teatral; João Leiva, economista (FEA-USP) com mestrado em cinema (ECA-USP), e fundador da J. Leiva Marketing Cultural; e Marcio Abreu, ator, diretor, dramaturgo e integrante da Companhia Brasileira de Teatro.

Dia 01/04, às 11h: "Sustentabilidade e Prospecções da Mostra Fringe".

Com Celise Helena Niero, gerente executiva do SESC - Paço da Liberdade e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná; José Roberto Lança, diretor de planejamento da Fundação Cultural de Curitiba e mestre em Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; João Filho e Francis Severino, da Casca Cia. de Teatro de Belo Horizonte, que se apresentará no Fringe.

Sobre o Vivo EnCena

Programa cultural para as artes cênicas, estimula a conexão  de projetos e promove o intercâmbio de pessoas em diferentes estágios de suas carreiras. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de difusão, circulação, mobilização e formação por todo país, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito das artes cênicas.

O Vivo EnCena é realizado há dois anos, está presente em 18 estados do país e já patrocinou mais de 50 projetos continuados, além de realizar projetos próprios e a curadoria do Teatro Vivo, na cidade de São Paulo. O programa utiliza o teatro como ferramenta viva de acesso, reflexão, inclusão, autonomia e transformação para trazer resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

Serviço

Memorial de Curitiba - lounge da Vivo – Largo da Ordem
Dia 30/03, às 17h; 31/03, às 17h; 01/04, às 11h
Entrada Franca

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Programa Cultural Vivo EnCena

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 7140