Companhia curitibana participa de festival internacional de bonecos em Cuba

Companhia curitibana participa de festival internacional de bonecos em Cuba

A companhia curitibana Karagozwk, especializada na arte milenar do teatro de sombras, é a única representante do Brasil na “10ª Oficina Internacional de Teatro de Títeres”, que acontece na cidade de Matanzas, em Cuba, de 15 a 22 de abril. Comandado por Marcello Andrade dos Santos, o grupo foi selecionado pela curadoria do evento e pela Unima – União Internacional de Marionetistas, com indicação da ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Para integrar a programação deste importante encontro de artistas de diversos países, a companhia Karagozwk, criada em 1985, escolheu o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar”. O trabalho mostra a perseverança do inventor brasileiro Santos Dumont, por meio de uma rica cenografia de sombras. Criada a partir de uma contação de histórias, a montagem tem o texto assinado por Luiz Roberto Meira, com pesquisa de Sônia Viegas e trilha sonora do compositor curitibano Celso Pirata.

O festival cubano de teatro de bonecos é uma prestigiada vitrine do que acontece no mundo, na área de formas animadas, permitindo o intercâmbio cultural entre os participantes. O coordenador do Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos, terá a oportunidade de ministrar uma oficina sobre teatro de sombras, quando abordará as técnicas do grupo, entre elas a projeção de atores e bailarinos, maquetes e uso de material reciclável, além da construção dos próprios projetores e mesas de luz.

A companhia Karagozwk, que participa ativamente da programação promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, estará ao lado de nomes de destaque no teatro de formas animadas, entre eles o representante francês Theatre du Petit Miroir, de Jean Luc Penso, especializado em sombras chinesas; o Teatro La Fanfarra, da Espanha; e o Anima Títeres, do México.  

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Total de votos: 7140