Cinemateca lança filmes no Dia Internacional da Mulher

Cinemateca lança filmes no  Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Cinemateca de Curitiba mostra o sucesso das mulheres brasileiras na direção cinematográfica, um mercado ainda dominado pelos homens. Nesta quinta-feira acontece a sessão de lançamento dos curtas-metragens “Dominó”, de June Meireles; “Peixe Vermelho”, de Andreia Vigo; e “Quadros”, de Sara Bonfim.

O público vai conferir o talento destas cineastas brasileiras, em trabalhos que unem técnica e criatividade. A inconstância da vida é abordada por June Meireles em “Dominó”, usando uma linguagem de metáfora e sonho para mostrar três personagens que transitam em cenas paralelas, interligadas pela ideia central do filme: não sucumbir ao caos. Quase sem texto, a produção aproveita os versos de “Nosso Livro”, da poeta portuguesa Florbela Espanca, que estão estampados em azulejos no Bosque de Portugal, em Curitiba, um memorial da língua portuguesa, inaugurado em 1994.

O filme “Peixe Vermelho”, de Andreia Vigo, também tem uma narrativa essencialmente visual. Escrito em dois idiomas (português e inglês), conta com a participação especial do diretor David Lynch. Os poucos diálogos e o som trabalhado dramaticamente reforçam as imagens de uma misteriosa sequência de eventos, que leva uma mulher a um território desconhecido.

“Peixe Vermelho” participou do 38º Festival de Cinema de Gramado e recebeu premiações de Melhor Produção Executiva, Fotografia, Música e Edição. Também recebeu o Prêmio Especial do Júri, no Lady Filmmakers Film Festival Los Angeles, e Menção Honrosa no 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

A diretora Sara Bonfim fez do quadro “A invenção da Vida”, de René Magritte, uma referência para o curta-metragem “Quadros”. Na obra, o pintor retrata um personagem que tem características tanto de mulher quanto de homem. Sara usou também os artigos das palavras para ampliar a discussão sobre os gêneros, no filme que conta a história de um casal que se conhece por acaso, em uma escola de arte.

Serviço

Lançamento dos curtas-metragens “Dominó”, de June Meireles; “Peixe Vermelho”, de Andreia Vigo; e “Quadros”, de Sara Bonfim, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dia e horário: dia 8 de março de 2012 (quinta-feira), às 20h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
Entrada franca
Classificação 12 anos para o programa
Informações: (41) 3321-3252

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Não sabe onde ir hoje?

Rua Mateus Leme, 2204 Bom Retiro
Curitiba , PR

John Bull Pub

O John Bull Pub foi inspirado nos pubs londrinos e tornou-se referência em rock'n'roll ao vivo em Curitiba. A casa possui três ambientes: parte central onde está o palco, com camarotes; jardim de inverno e porão para um...
(41) 3252-0706
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 4772