Cineclube exibe filmes premiados produzidos com acervo do MIS-PR

Cineclube exibe filmes premiados produzidos com acervo do MIS-PR

As obras feitas a partir de telejornais da antiga TV Iguaçu que integram o acervo do museu.

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Cine Círculo, cineclube vinculado ao Círculo de Estudos Bandeirantes, promove a Mostra Paraná Revisitado, focada nas relações do cinema com a memória de histórias reais do Paraná.

Na quarta-feira, dia 19, serão exibidos os filmes "No Lixo do Canal 4" e "Califa 33", que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Dirigidas pelo cineasta Yanko Del Pino, as produções são resultado de um extenso trabalho de pesquisa realizada pelo diretor junto aos telejornais da antiga TV Iguaçu, Canal 4, doados ao museu depois do fechamento da emissora.

O filme "No Lixo do Canal 4" recebeu o prêmio de Melhor Filme no Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, e compila o material televisivo de maneira original e criativa, compondo um ensaio sobre memória e esquecimento. "Califa 33" aborda a vida do repórter policial Ali Chaim, muito popular nos anos 70 e 80 por cobrir casos policiais que provocaram grande comoção pública. O filme recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem no festival Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.

A Mostra Paraná Revisitado irá contar com a presença do diretor Adriano Justino e do jornalista Ali Chain, personagem do filme "Califa 33".

Cine Círculo

O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929, com a finalidade de incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da cultura especialmente a brasileira e paranaense, assim como a conservação de fatos de nossa terra e a produção intelectual de seus membros.

Programação

18/08 (terça-feira) às 10h e 19h30 - "O Dia da Neve" e "Geada Negra", de Adriano Justino
19/08 (quarta-feira) às 10h e 19h30 - "No Lixo do Canal 4" e "Califa 33", de Yanko Del Pino

Serviço

Mostra Paraná Revisitado
Data: Dias 18 e 19 de agosto às 10h e 19h30
Local: Cine Círculo - Círculo de Estudos Bandeirantes
Endereço: Rua XV de Novembro, 1050
Entrada gratuita

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 160 Centro
Curitiba , PR

Teatro Barracão EnCena

O Teatro Barracão EnCena teve sua inauguração no dia 21 de março de 2007. É um espaço cultural planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. Com projeto...
(41) 3223-5517
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 1090