Chiquinha “Polka” Gonzaga

Chiquinha “Polka” Gonzaga

Chica Polka, dirigida por Gabi Olsen, é uma homenagem a Chiquinha Gonzaga (1847-1935), pianista, compositora e regente brasileira. Utilizando o recurso narrativo, a peça faz um breve trajeto musical da musicista, inserido esse repertório nas distintas fases de sua vida. Ambientada na passagem do século 19/20, a montagem contextualiza os confrontos morais e comportamentais enfrentados por Chiquinha, ressaltando sua importância tanto na música, quanto no âmbito social. 
     
Filha de um caso extraconjugal entre um militar e uma descendente de escravos, Chiquinha Gonzaga (Ana Paula Machado) questionava as imposições de padrão para o comportamento feminino de sua época, não vendo problemas em sua opção profissional, a música.  Casa por imposição do pai, tem um filho. Separada, envolve-se com o engenheiro João Batista (Alessandro Ferreira), mas não agüenta suas traições. Com 52 anos conhece seu último amor, João Batista Fernandes (Elton Krug), de 16 anos. Com que vive até sua morte, no ano de 1935.

O elenco da peça é também formado por instrumentistas, que junto às vozes dos atores, dão vida as canções mais conhecidas da compositora, transitando entre nobres salões, bares e cabarés. Chica Polka nos recorda da liberdade e determinação dessa mulher que influencia o imaginário brasileiro até hoje.  

Serviço:
Chica Polka
Sala Londrina (Memorial de Curitiba)
26/03 ás 21h
R$12/R$6

Ficha Técnica:
Texto: Gabi Olsen e Alessandro Ferreira
Diretor: Gabi Olsen
Elenco: Mariana Cazella, Carolina Schulman, Alessandro Ferreira, Elton Krug,  Pollyana Hoffman e Ana Paula Machado

Não sabe onde ir hoje?

Rua Treze de Maio, 629 Largo da Ordem
Curitiba , PR

Teatro Lala Schneider

O Teatro Lala Schneider  é conhecido por seus espetáculos sempre lotados e também pelo curso de artes cênicas, que já revelou grandes nomes da cena nacional. O local é de iniciativa privada e foi fundado em 1994 pelo...
(41) 3232-4499
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 6131