Autores discutem literatura curitibana contemporânea na Biblioteca Pública

Autores discutem literatura curitibana contemporânea na Biblioteca Pública

Na próxima terça-feira (27), às 19h30, a Biblioteca Pública do Paraná reúne os escritores Cristovão Tezza, Marcelo Sandmann e Cezar Tridapalli para um bate-papo sobre a literatura contemporânea de Curitiba. O evento acontece no auditório Paul Garfunkel e faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada entre 23 e 29 de outubro. A entrada é gratuita.

De gerações distintas, os autores vão debater sobre o atual momento da poesia e da prosa feita na capital paranaense. Além de contar com uma grande quantidade de jovens autores, que começam a publicar, Curitiba é a casa de alguns dos nomes mais prestigiados da cena literária nacional. A rica tradição em publicações voltadas à literatura, a profusão de eventos literários e as própria s características da cidade, fizeram de Curitiba um território fértil para a criação de ficção e poesia.

A recorrência de contistas, a influência de Dalton Trevisan, a tradição poética de mais de 160 anos, o clima como inspiração, são alguns dos temas do encontro, que será mediado pelo jornalista Omar Godoy.

Os autores

Cristovão Tezza nasceu em Lages, mas vive desde desde 1961 em Curitiba. É considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. É autor de livros emblemáticos que têm a capital do Paraná como pano de fundo, como Trapo, O fantasma da infância, Breve espaço (Prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998) e O fotógrafo (prêmios da Academia Brasileira de Letras e Bravo! de melhor romance do ano). Com o romance O filho eterno o autor conquistou os mais importantes prêmios nacionais e se tornou um best-seller.

Marcelo Sandmann nasceu em Curitiba, em 1963, onde vive. É professor de Literatura Portuguesa desde 1992 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Publicou os livros de poemas Lírico renitente(2000), Criptógrafo amador (2006), Na franja dos dias (2013). Também integrou as antologiasPassagens: poetas contemporâneos do Paraná (2002) e Roteiro da poesia brasileira: anos 2000 (2007). Seu mais recente livro é A fio, lançado em 2014 pela editora 7Letras.

Cezar Tridapalli nasceu em 1974, em Curitiba. Estudou Letras e fez mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É tradutor da língua italiana e autor do romance Pequena biografia de desejos (2011). Em 2014, lançou, pela editora Arte&Letra, seu segundo livro, O beijo de Schiller. O romance foi vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.

Serviço

Bate-papo com Cristovão Tezza, Marcelo Sandmann e Cezar Tridapalli — mediação de Omar Godoy
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 / Curitiba — PR)
27 de outubro, terça-feira, 19h30
Entrada franca
Mais informações: (41) 3221-4917

Não sabe onde ir hoje?

Rua Mateus Leme, 2204 Bom Retiro
Curitiba , PR

John Bull Pub

O John Bull Pub foi inspirado nos pubs londrinos e tornou-se referência em rock'n'roll ao vivo em Curitiba. A casa possui três ambientes: parte central onde está o palco, com camarotes; jardim de inverno e porão para um...
(41) 3252-0706
Avaliação:
Seu voto foi 5. Total de votos: 4400