Atrações do primeiro dia do Festival de Curitiba

Atrações do primeiro dia do Festival de Curitiba

Nesta quarta-feira (28) o Festival de Curitiba abre as cortinas para mais de 400 atrações que serão apresentadas durante os 13 dias do evento. Oficialmente tudo começa nesta quarta, dia da apresentação gratuita no Largo da Ordem da peça espanhola "Los Pájaros Muertos", que acontece em caráter único às 20h.

A peça retrata a vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso. Seu título é o mesmo de um de seus quadros, mas também faz referência aos 91 anos em que o artista acompanhou a morte das pessoas que fizeram parte de sua história. Composta por 5 atos, a peça forma um painel não só da vida de Picasso, mas também dos principais fatos vividos por um dos artistas mais proeminentes do século XX.

A peça não só abre o Festival, mas também marca a primeira apresentação internacional do espetáculo, criado primariamente para o Museu Picasso, situado em Barcelona. Segundo Marcos Morau, diretor e coreógrafo, o idioma não será uma barreira para o entendimento da peça, visto que "sua linguagem é muito clara, alcançando tanto pessoas que apreciam o teatro quanto pessoas que nunca foram assistir uma peça".

Para a apresentação, além do elenco da companhia La Veronal, a montagem conta com 20 músicos e 15 bailarinos e figurantes locais. É através da música, da dança e do teatro que o espectador poderá conferir elementos do folclore espanhol, bem como traços da cultura francesa, país em que Pablo Picasso viveu boa parte de sua vida e também onde veio a falecer, em 1973.

Atrações para esse primeiro dia

Além da atração internacional, o primeiro dia do Festival apresenta três estreias nacionais na programação da Mostra 2012 : "Escravas do Amor", adaptação do folhetim de Nelson Rodrigues encenada pela companhia carioca Os Fodidos Privilegiados em celebração ao centenário do escritor; "Ah! A Humanidade! E Outras Exclamações", da Pausa Comapanhia de Teatro; e "De Verdade", do diretor Márcio Abreu (Cia. Brasileira de Teatro). Completando a programação do dia na Mostra do Festival, a peça "O Idiota - Uma Novela Teatral", da mundana companhia.

Outro destaque desse primeiro dia são as peças gratuitas na programação do Fringe. Às 16h no Cavalo Babão (Largo da Ordem) a Cia Teatral Ainda Sem Nome (SP) apresenta a peça "Florisbela e Seus Dois Pretendentes". Às 18h na Praça Santos Andrade o Grupo Ueba Produtos Notáveis apresenta "Bom Quixote - Delírio Urbano", que faz uma transposição do clássico de Cervantes para os dias atuais. Também às 18h outras duas apresentações gratuitas: "Coreografia dos Porcos", no Auditório Brasílio Itiberê com o Grupo Tronco (SP), e "De la Murcia", peça da Caixarola Teatro de Caixa Ambulante, no Memorial de Curitiba.

Ao todo são 191 atrações gratuitas dentro do Festival. Dessas, 190 são do Fringe e apenas uma da Mostra: "Los Pájaros Muertos". Ontem a peça foi apresentada apenas para convidados, mas nem todos puderam assistir devido a lotação máxima do local. Dito isso, a dica é chegar cedo hoje no bebedouro do Largo, a oportunidade é única. 

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 1. Total de votos: 5119