Acervo do MAC em exposição

Acervo do MAC em exposição

É possível conferir parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) em dois espaços de Curitiba. As mostras “Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná”, no próprio MAC, e “Desejo de Salão – Salão Paranaense uma retrospectiva”, no Museu Oscar Niemeyer (MON), expõem obras premiadas nos Salões de Arte realizados no Paraná.

MAC

A exposição “Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná” apresenta obras do MAC com a intenção de mostrar a influência dos encontros de arte moderna na formação do acervo do Museu. “Não houve a intenção de esgotar o tema, pois isso exigiria mais tempo e espaço. Na mostra pretendemos remexer a memória e incentivar possíveis pesquisas sobre o período”, explica o curador Fernando Bini.

A seleção de peças contextualiza momentos da arte recente apresentando peças premiadas pelo Salão Paranaense entre os anos de 1969 e 1980. Com tendências estéticas variadas, a exposição contempla artistas como Carlos Zílio, Fernando Velloso, João Urban, Rettamozzo, Rossana Guimarães e vários outros.

MON

A trajetória do Salão Paranaense, um dos principais eventos de artes plásticas do país, é o tema da exposição “Desejo de Salão”. A mostra faz uma retrospectiva do Salão que é realizado no Paraná desde 1944. A curadoria é da professora e crítica de arte Maria José Justino.

A curadora chama atenção para a multiplicidade de linguagens da mostra. “O convite ao espectador-viajante é para se perder no turbilhão de linguagens presentes, buscando ver a arte nela mesma, capturando os sentidos pela forma”, diz Maria José Justino.

Na exposição o público encontra obras de Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Guido Viaro, Miguel Bakun, Rubens Gerchman, Antonio Maia (foto) Fernando Velloso, Ione Saldanha, Marcos Benjamin, Yolanda Mohalyi, Raul Cruz, Patricia Osses, Roberto Leal, Rones Dumke, Ruben Esmanhotto, Luiz Henrique Schwanke, entre outros.

Acervo – O MAC, desde sua fundação, formou um acervo com obras provenientes de Salões de Arte realizados no Paraná e por meio de doações e aquisições, reunindo mais de 1,5 mil obras, das mais diversas linguagens, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, tapeçarias, fotografias, objetos, instalações e vídeos-arte.

Obras de artistas consagrados como Anna Bella Geiger, Tomie Ohtake, Ianelli, Burle Marx, Juarez Machado, Marcelo Grassman, Eliane Prolik, Samico, Raul Cruz, Poty, Alex Flemming, Helena Wong, entre outros, integram a coleção.

Serviço

Exposição “Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná”.
Até 25 de março de 2012.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro. Curitiba/PR)
Horário de funcionamento
Terça a sexta-feira das 10 às 19 horas
Sábado e domingo das 10 às 16 horas
Agendamento de visitas guiadas: (41) 3323 5265
Informações: (41) 3323 5328
Entrada franca

Exposição “Desejo de Salão – Salão Paranaense uma retrospectiva”
Até 18 de março de 2012.
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba/ PR).
Horário de funcionamento
Terça-feira a domingo das 10 às 18 horas
Agendamento de visitas guiadas: (41) 3350 4468
Informações: (41) 3350 4400
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia)
No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Fonte: www.cultura.pr.gov.br

Não sabe onde ir hoje?

Rua Trajano Reis, 443 Centro Histórico
Curitiba , PR

Restaurante Alberto Massuda

Alberto Massuda Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e...
(41) 3076-7202
Avaliação:
Seu voto foi 2. Total de votos: 6982